Dia de Princesa no Banco de Perucas realça a auto-estima feminina

Ação foi marcada por conversas, doações e muita emoção

Marilene dos Santos, de Pareci Novo, foi uma das mulheres que realizou uma boa ação para ajudar a retomar a auto-estima de quem atualmente passa pelo tratamento contra câncer de mama. Sua doação de 20 centímetros de cabelo, foi realizada nesta segunda-feira, 25, na ação de Dia de Princesa do Banco de Perucas de Montenegro. Os cortes de cabelo e um espaço de maquiagem foram oferecidos pelo Instituto Mix.

Marilene foi motivada por um assunto bem delicado, mas que, ao fim, valeu a pena. Ela conta que sua madrasta, diagnosticada com câncer, sempre realizava chamadas em vídeo com ela e demais familiares, já que mora em outra cidade. Após o processo de queda do cabelo, passou a ser mais distante e não gostava de aparecer nem mesmo por fotografia. Isso fez com que Marilene se sensibilizasse ao perceber como a falta dos cabelos atinge uma mulher tão próxima.

“A gente nunca consegue se colocar no lugar de outra pessoa, por mais que a gente queira dar um apoio moral. O que mexe muito com a mulher é questão estética e eu acho bem importante a doação de cabelos justamente por isso”, afirma, emocionada. Mas, esta não é a primeira vez que a pareciense doa suas mechas. Ela conta que em 2016, com dificuldade em engravidar, fez uma promessa que, caso houvesse sucesso na realização deste sonho, doaria seu cabelo ao Hospital da Criança Santo Antônio. Hoje, o filho de quase cinco anos é prova de que a promessa foi atendida.

Durante todo o dia, mulheres de Montenegro e região puderam realizar o corte de cabelo diretamente no Banco do município, recentemente inaugurado junto à Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD). A ação foi um Dia de Princesa tanto para quem foi realizar doação das madeixas, quanto para as mulheres que foram provar ou escolher sua peruca. Carliane Pinheiro, a Kaká, uma das responsáveis pelo projeto, explica que o Banco de Perucas é muito mais do que um local para doação de cabelos para as mulheres em tratamento contra o câncer de mama. “Todo o fortalecimento e acolhimento que a gente faz às mulheres que estão passando hoje por esta situação de câncer é muito importante. Estamos muito felizes porque estamos recebendo cabelos, que vão para Bento Gonçalves para confecção das perucas e depois retornam para cá para as famílias mais vulneráveis que não têm condição de comprar uma peruca natural”, ressalta.

Mercedes Pölking deixou doação de mais de 20 centímetros de cabelo

A montenegrina Mercedes Pölking foi a primeira doadora do dia. Ela conta que nunca cortou tanto o cabelo, e dessa vez, cortou de vez os 20 centímetros necessários para a confecção de pelo menos uma peruca, mas que o sentimento é único. “Eu fiquei muito feliz com a iniciativa da nossa cidade. Era uma ideia que eu sempre tive de poder ajudar a beneficiar alguém. Meu cabelo para mim tem um valor muito grande então foi bem difícil, mas eu penso que vou poder ajudar uma pessoa que realmente precisa e só doaria se fosse para isso. Meu xodó vai virar o xodó de outra pessoa e isso dá uma sensação de felicidade”, destaca.

Carliane reafirma que o Banco de Perucas não funciona apenas no Outubro Rosa e sim o ano todo com ações durante todos os meses. “Pedimos para que as pessoas venham até o Banco para conhecer esse trabalho bacana que está sendo feito”, pontua. Para quem tem interesse em doar ou receber as mechas ou até mesmo se informar sobre o local, o Banco fica na rua Cel. Apolinário de Moraes, 1705.

Confira fotos do evento:

Últimas Notícias

Destaques