Dia de combate ao diabetes tem ações realizadas

Promovendo exames gratuitos e dicas, os Lions Clubes de Montenegro celebraram ontem o Dia Mundial de prevenção

Em celebração ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, entidades realizaram ações de conscientização sobre a doença em Montenegro. Durante as atividades, desenvolvidas nesta quarta-feira, 14, foram oferecidos exames gratuitos, informações e dicas de prevenção à população.

Na rua Ramiro Barcelos, o Lions Clube Montenegro Centro em parceria com a Farmapop, realizaram dezenas de testes gratuitamente em quem passava no local. O responsável pela farmácia, Milton Castro, destacou que a iniciativa visa contribuir com a redução de incidência de casos no município. “Nosso principal objetivo é conscientizar sobre os riscos da doença, já que muitos dos sintomas são silenciosos”, disse Castro.

A aposentada, Yara Wolff, 87, aproveitou a ação para conferir o nível de açúcar no sangue. “Quando chegamos a certa idade, precisamos redobrar os cuidados com a saúde e sempre ficar acompanhando se está tudo certo”, salientou a aposentada, que não mostrou nenhuma alteração no exame.

No Instituto de Educação São José, a ação focou na prevenção de adolescentes e crianças
No Instituto de Educação São José, o Lions Clube Montenegro São João e a Unimed Vale do Caí, desenvolveu uma manhã educativa sobre a doença. Na ocasião, também foram realizados exames de medição de glicose capilar (HGT) nos alunos, professores e funcionários da instituição. O coordenador do laboratório da Unimed e também membro da Lions, Roberto Bido, salienta a importância do diagnóstico precoce da doença.

“Quanto mais cedo o problema for descoberto, melhor será a qualidade de vida da pessoa, por isso, buscamos focar na prevenção de crianças e adolescentes e orientar sobre o perigo dessa doença silenciosa”, comentou Bido.

“Os números ainda são alarmantes e a melhor forma é trabalhar com a prevenção”, completa o membro do Lions São João.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. Ainda de acordo com o levantamento, a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos no país.

A Origem do dia
Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.

O Dia Mundial de Combate da Diabetes (World Diabetes Day) é celebrado em 14 de novembro, o qual coincide com o aniversário de Frederick Banting. Juntamente com Charles Best, Frederick Banting foi quem deu início a ideia que levou à descoberta da insulina, ainda no ano de 1922.

Últimas Notícias

Destaques