Imunização. Municípios da região terão atendimento especial neste dia
A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo tem neste sábado, dia 18, o seu Dia D, que visa proporcionar horários em dia alternativo aos pais que não tiveram a oportunidade de imunizar seus filhos ainda. As vacinas utilizadas para esta estratégia são a vacina oral da poliomielite (VOP) e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.
No Rio Grande do Sul, a campanha registra mais de 59 mil doses aplicadas contra a pólio e 58 mil contra o sarampo, somando 117 mil, desde o início da vacinação, dia 6 deste mês. Os números representam, respectivamente, 11,2% e 11,1% de cobertura em crianças de um ano a cinco anos incompletos. A campanha se encerra no dia 31 deste mês. A meta é alcançar pelo menos 95% das 528 mil crianças que integram o público-alvo da vacinação no Rio Grande do Sul.
Buscando atingir o objetivo da campanha, cerca de 1,8 mil postos de vacinação gaúchos estarão abertos para distribuir doses neste sábado. Em Montenegro, será possível fazer a vacina em sete lugares: Estratégia Saúde da Família (ESF) 1 – Germano Henke, ESF 2 – Esperança, ESF 3 – Industrial, Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, UBS Santo Antônio, na sede da secretaria municipal de Saúde, no bairro Timbaúva, e na Unidade Móvel, que estará na Praça Rui Barbosa. Todos os pontos estarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Além da Unidade Móvel, a Praça Rui Barbosa receberá outras atrações durante o sábado. Haverá exposição de artesanato, tendas promocionais e food e beer trucks, que serão colocado na rua São João, entre as ruas Ramiro Barcelos e Capitão Cruz. O evento tem coordenação da secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo e ocorrerá das 9h às 17h.
Em Brochier, a imunização poderá ser feita no posto de saúde do Centro do Município, das 8h às 17h, inclusive ao meio-dia. Durante o mesmo horário será realizada a vacinação no Centro de Saúde de Maratá, na sede do Município. Em São José do Sul a imunização também será realizada no Centro de Saúde, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Moradores de Pareci Novo poderão imunizar seus filhos na UBS do Centro das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
Saiba Mais
A imunização contra a poliomielite está disponível durante o ano todo nos postos de saúde e é indicada para crianças menores de 1 ano de idade em três doses: a primeira aos dois meses, seguidas de outras duas, aos quatro e seis meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos.
Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada no calendário básico quando a criança completa 1 ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral acrescida da varicela (ou catapora).
O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, neste ano voltaram a ser registrados diversos casos, inclusive, tendo causado cinco mortes no Norte do país. No Rio Grande do Sul, até o momento, são 13 casos confirmados em pessoas com histórico de viagem à Europa e ao Amazonas ou em pessoas com contato próximo a elas. Já a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, está erradicada no Brasil desde 1994.