Devotos celebram São Jorge e Ogum em procissão no Centro de Montenegro

Após dois anos sem ser realizada, a procissão em homenagem a São Jorge e Ogum voltou a reunir devotos na noite desta sexta-feira, 22, no Centro de Montenegro. Com saída da esquina da rua Santos Dumont com a Ramiro Barcelos, a imagem do santo foi carregada pelo caminhão do Corpo de Bombeiros até a Praça Rui Barbosa. Dezenas de fiéis percorreram o trajeto em caminhada ao som de batuques e orações.

Celebrado no Brasil e em vários cantos do mundo em 23 de abril, o Dia de São Jorge, também chamado de Ogum pelas religiões de matrizes africanas, foi comemorado com uma procissão organizada por um grupo de Terreiros do município. Sacerdote de Umbanda e um dos organizadores, Cristiano Borges, 44, explica que tanto nas religiões de matriz africana, como na Igreja Católica, São Jorge é uma das figuras mais populares. “O São Jorge é o guerreiro, literalmente o brasileiro, que não desiste nunca. É o orixá que nos dá força na caminhada aqui na terra, que abre os nossos caminhos. Então pra nós é um orixá muito importante”, aponta.

No fim da procissão, na Praça Rui Barbosa, um grande círculo se formou ao redor do altar montado para o orixá Ogum. No local devotos entoaram alguns Pontos de Umbanda, como são chamados os cânticos sagrados da religião. Para Cristiano Borges, celebrações como essa também colaboram para mostrar a diversidade religiosa presente no município. “As religiões de matriz africana aos poucos estão buscando se mobilizar e sair de dentro dos seus terreiros. Há um tempo atrás a gente era muito descriminado, então nós estamos tentando mostrar a verdadeira face da nossa religião. Essa procissão é mais um evento que a gente está tentando fazer anualmente, e isso é pra valorizar a nossa religião e desmistificar esse pensamento retrógrado que algumas pessoas ainda tem da nossa religião”, afirma Cristiano.

Últimas Notícias

Destaques