Desfile inicia 1ª Gutes Fest in São José do Sul com alegria e emoção

Festa iniciou na quinta-feira e segue até domingo

Foi com alegria e emoção que a população são joseense do sul participou, na manhã de quinta-feira, dia 21, do desfile de comunidades e carreteada que abriu a programação da 1ª Gutes Fest in São José do Sul. A atração, que tomou a rua Waldemar José Bohn, contou com a participação das comunidades, escolas, sociedades, grupos, empresas e entidades do Município, enquanto que a carreteada – apesar de um susto causado por uma parelha de bois que se assustou – abrilhantou o evento com um pouco da tradição dos tempos antigos.

Moradora de Linha Bonita Baixa, Maria Sirlei Schons foi uma das pessoas a desfilar representando sua comunidade. “Foi uma emoção muito grande desfilar”, garantiu. Segundo ela, a comunidade buscou apresentar uma história no seu desfile – mostrando como era no início com os imigrantes trabalhando com enxadas e outras ferramentas até a chegada dos tratores e outros veículos. Inclusive, ela já está pensando no que mais a comunidade pode apresentar em futuras edições da Gutes Fest. “Agora que já sabemos como foi esse desfile, vamos nos organizar para a próxima festa. A comunidade é muito festiva e participativa”, afirmou.

Soberanas se fizeram presentes no momento especial

Já Fábio André Schmitz veio de Maratá com a parelha formada por Boneca e Pintada para participar da carreteada, atração da qual ele é fã e, garante, não perde nenhuma das redondezas. “Uso os bois muito pouco para trabalhar, é mais para ‘esporte’ (lazer)”, contou. Fábio comentou que gosta da tradição e que também tem no trato dos animais seu sustento, trabalhando com a venda e amansando eles.

A emoção e alegria também tomaram conta daqueles que comparecem para assistir ao desfile e carreteada. Moradora do Morro do Cedro, Vera Lúcia Viegas se disse orgulhosa de ver o Município em festa e com a comunidade participando. “Estou achando fantástico. Eu gostei de tudo, não tem o que dizer. Todos estão dando o melhor de cada um. Tomara que este seja o primeiro passo para muitas festas na cidade”, comentou.

Também moradora de Morro do Cedro, Marlene Rockenbach disse que sentiu uma sensação boa ao ver o desfile e destacou a realização da Gutes Fest. “É tudo novidade, muito bonito e bem organizado. Vou participar das outras atividades na medida do possível”, afirmou.

Para Débora Bohn, moradora do Centro, o momento foi especial também por ter sido a primeira vez que sua filha desfilou. “Foi muito bonito. O coração da mãe fica a mil”, disse. Ela ressaltou que pretende prestigiar os demais dias de festa junto com a família. “Foi maravilhoso, lindo. Uma coisa espetacular”, reforçou Marilice Dill, amiga de Débora. Assim como a amiga, ela planeja se fazer presente nos demais dias de festa. “Já estamos com o pé quente para participar de tudo”, assegurou.

Festa continua até domingo
A festa conta com extensa programação até domingo, dia 24. Entre os destaques estão feira do livro e atividade para crianças na sexta-feira, dia 22; encontro de carros antigos e de motos no sábado, dia 23; e realização da 5ª Trilha do Ventil e diversos shows de bandas no dia do encerramento.

Carreteada contou com a participação de 29 carretas

Últimas Notícias

Destaques