Desfile Farroupilha reacende tradição gaúcha em Montenegro

Após cancelado devido ao mau tempo, o Desfile Farroupilha de Montenegro, originalmente programado para o dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, aconteceu neste sábado, 21, na rua Capitão Porfírio. O evento reuniu diversas entidades tradicionalistas e um grande público. A celebração durou cerca de duas horas e trouxe consigo o espírito da tradição gaúcha em uma tarde de sol que iluminou os cavalarianos e seus trajes típicos.

As entidades tradicionalistas da cidade participaram em peso, destacando a força da cultura regional e o envolvimento da comunidade. Além das apresentações de cavalarianos e prendas, o evento contou com a presença de figuras importantes do movimento tradicionalista local, reforçando o valor da preservação cultural e da união entre as gerações.

Luiz

Luiz Valdir Alves, patrão do CTG 20 de Setembro, foi o homenageado da vez. Emocionado, ele compartilha sua gratidão e emoção ao ser reconhecido. “A gente costuma dizer que fica sem palavras. Mas todos os adjetivos do mundo recaem sobre a gente, e o amor e a alegria que a gente sente dentro do peito. Eu sou a pessoa mais feliz do mundo e de Montenegro, porque estou tão orgulhoso daquilo que fui merecedor e fui escolhido por todos. Montenegro me conhece, sabe? Desde quando eu frequentei o primário lá no Aurélio Porto. Sou trabalhador, honesto, simples e humilde”. Ele afirma que a escolha o pegou de surpresa, mas o sentimento é de alegria. “É uma responsabilidade fazer as coisas corretas e ser reconhecido dentre tantas pessoas boas”.

Maria Isabel e família

Maria Isabel Hayashi, acompanhada do marido, Cláudio Hayashi, levou os filhos Heitor, de apenas dois anos de idade, e Stella para prestigiar o desfile. Stella é prenda da 15ª Região Tradicionalista e a mãe reforça o vínculo familiar com o tradicionalismo. “Nós gostamos bastante. A nossa filha faz parte do CTG Porteira Aberta de Bom Princípio desde 2019, onde em 2023 ela foi a primeira prenda Mirim e este ano ela recebeu o título de segunda prenda Mirim da 15ª região”, conta Maria Isabel. Ela destaca ainda o envolvimento dos filhos com a cultura gaúcha. “Agora o Heitor, mesmo tão pequeno, já gosta bastante. Ele vai junto nos ensaios e gosta de ver a mana dançando. Para nós é muito gratificante ver nossos filhos nesse meio, porque acreditamos muito na nossa cultura e tradição e é isso que forma eles  adultos bem preparados para esse mundo”, finaliza.

Veja fotos

Últimas Notícias

Destaques