Descarte incorreto de vidros e seringas traz riscos

Garis sofrem acidentes com objetos diariamente e pedem conscientização da população

O descarte correto de resíduos não só é importante para o meio ambiente, como também facilita o trabalho de coleta feito pelos funcionários da empresa que recolhe o lixo na cidade. Nas últimas semanas, alguns colaboradores da nova empresa prestadora de serviços no município sofreram cortes no corpo devido ao mau descarte de garrafas de vidro. Laon Rodrigues é um deles. Ao realizar seu trabalho, um objeto de vidro quebrado junto dos demais lixos não estava identificado e além de causar um corte na perna, fez com que o gari precisasse de quatro pontos no local. “O nosso serviço já é muito arriscado por si só. Temos que nos cuidar com tudo na rua. A gente queria mesmo é só que o pessoal separasse os vidros corretamente, ou até mesmo deixasse afastado dos outros lixos para que a gente possa ter uma visão de que é vidro”, argumenta. “Eu cortei minha perna com um litro de bebida que estava em um saco preto. Não tinha como eu ver. Eu estava amontoando o lixo e cravou na minha perna”, relembra.

Descarte incorreto de vidros causou ferimento de quatro pontos na perna de Laon

Laon fala dos riscos do trabalho e pede conscientização da população. “A gente não pede nada mais do que a comunidade ver nosso esforço. Estamos dando nosso suor para recolher o lixo do dia a dia na chuva e no sol. O pessoal viu, nesses dias que a cidade ficou sem coleta, a falta que um gari faz. É tão simples separar vidros, agulhas e seringas”, destaca. Ele ainda relembra que já cravou metade de uma agulha de seringa em sua canela e que acidentes deste tipo são tão frequentes que costumam ocorrer todos os dias. Gabriel Souza e Daniel de Mello também são colaboradores da empresa e relembram que, além de machucados, vidros e seringas trazem riscos de contração de doenças.

O ideal, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, José Clébio Ribeiro, é descartar vidros em locais que aceitam o material para reciclagem. Mas, caso haja a extrema necessidade de descartar no lixo recolhido pela coleta seletiva, é importante tomar algumas medidas de isolamento desse material, o que facilita e assegura o trabalho dos garis ao manuseá-lo. Por isso, sempre que for descartar vidros, sejam quebrados ou não, o correto é que se coloque dentro de um litro de garrafa pet ou caixa de leite. A outra opção é simplesmente separar os objetos cortantes dos demais lixos. Ações simples como escrever no saco ou caixa a palavra “vidro”, evitam grandes acidentes.

Importância da separação do lixo
O descarte correto de resíduos é uma atitude simples que além de ajudar a manter a cidade limpa, é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) reforça a importância da realização do descarte correto para evitar que materiais reaproveitáveis, como garrafas pet e embalagens plásticas, acabem nas ruas e em áreas públicas da cidade, atraindo mosquitos, ratos e baratas. Animais que podem ser vetores de doenças graves.

O chefe do serviço de Educação Ambiental da SMMA, Ronei Cavalheiro, salienta que o lixo descartado incorretamente ainda contamina áreas verdes e causa entupimento de bueiros, gerando alagamentos. “Esses problemas podem provocar diversos transtornos para moradores de diferentes bairros”, enfatiza. Além do descarte correto, Ronei ressalta que também é importante a população fazer a separação dos materiais. “Para a coleta seletiva, os moradores devem separar os resíduos orgânicos e os materiais recicláveis, e colocá-los nas lixeiras somente no dia em que é realizada a coleta para evitar mau cheiro e a ação de animais”, salienta.

Ronei alerta, ainda, para a aplicação da Lei da Logística Reversa. Neste caso, são obrigados a estruturar e implementar sistemas de retorno dos produtos após o uso pelo consumidor os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de vários resíduos. Dentre eles, agrotóxicos, embalagens que contêm resíduo perigoso, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista, produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Últimas Notícias

Destaques