Descarte de televisores marca o fim de uma era

Com o desligamento do sinal analógico, montenegrinos aproveitaram o DDD para se desfazer dos aparelhos

Ontem, 22, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realizou mais um Dia de Descarte Correto (DDD), na Praça Rui Barbosa. Entre as diferentes pilhas de lixo, a enorme quantidade de aparelhos televisores antigos chamou atenção.

Com o desligamento do sinal analógico, ocorrido no dia 14 deste mês, muitas pessoas tiveram que se despedir de alguns modelos de TV’s que, por não ter a entrada para receber o novo sistema digital, entraram em desuso marcando o fim de uma era. O aposentado Aluízio Renner, 64, reconhece o que esse momento representa tanto para ele, quanto para a sociedade. Ao descartar o antigo televisor, ele fez questão de ressaltar a simbologia do ato.
“Chegou a hora de se desfazer. Essa TV foi a primeira a cores que pude comprar, no ano de 1985. Lembro que quando toda a família se reunia para viajar à praia, ninguém esquecia do aparelho e ele era o primeiro a ser colocado dentro do carro, era como se fosse parte do grupo familiar”, relembra o aposentado. “Se ela tivesse entrada para receber o novo sinal, com certeza eu iria continuar usando”.

depois de 33 anos de uso, Renner descarta o antigo aparelho televisor

Quem também aproveitou o dia da coleta seletiva para fazer o mesmo, foi o aposentado João Batista Rossi, 51. “Eu procuro utilizar os eletroeletrônicos o máximo que eu puder, mas quando não tem mais jeito, é preciso descartar”, disse Batista, que participa pela primeira vez da ação realizada pela SMMA. “Saber que esse aparelho terá um destino correto depois de tantos anos de uso, me deixa mais aliviado”, ressalta Rossi, que pretende participar das próximas coletas.

Nessa edição, o DDD marca o quinto dia de atividades em comemoração a Semana Municipal de Água. A assessora especial da SMMA, Joana Mara dos Santos, destacou que a comunidade tem contribuído cada vez mais com a ação, na qual as pessoas participam levando os materiais até o local da coleta para que, assim, o órgão possa dar o destino adequado. “Todos nós estamos muito felizes com a resposta que estamos recebendo da comunidade. É gratificante ver que as pessoas estão gostando e têm interesse em levar essa mensagem de consciência ambiental adiante”.

Joana relata que desde o início das atividades das coletas seletivas sempre teve descarte de televisores, mas foi a partir de janeiro desse ano que a quantidade aumentou expressivamente. “Esse tipo de lixo enche quase toda a caçamba e o melhor de tudo é que as pessoas estão descartando de maneira correta”, explicou a assessora.

lixo eletrônico
O descarte incorreto de lixo eletrônico, como televisores, oferece sérios riscos à saúde da população e ao meio ambiente. Alguns desses equipamentos contêm em sua composição metais pesados, como mercúrio, zinco, chumbo e manganês, que, além de contaminarem o solo, podem ser altamente nocivos à saúde humana.

Programação de hoje
As Atividades da Semana da Água continuam. Hoje a atividade é na Escola Municipal Manoel José da Motta, com palestra e plantio de mudas das 8h às 11h.

Últimas Notícias

Destaques