A Prefeitura de Montenegro concluiu o processo de desapropriação do terreno onde irá funcionar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Costa de Serra. O local fica às margens da ERS-411, no km 6, próximo da EMEF Pedro João Müller. O valor pago pelo imóvel é de R$ 434.500,00 e a desapropriação aconteceu de forma amigável.
Conforme o secretário Geral do Município, Vlademir Gonzaga, o próximo passo será dotar o imóvel da infraestrutura necessária para abrigar a UBS. “Faremos uma reforma no prédio e a colocação de mobiliário. Alguns itens têm ata de registro de preço vigente, outros teremos que licitar”, afirma.
A UBS será responsável pelo fortalecimento no atendimento à atenção primária à saúde da localidade e comunidades vizinhas. Na unidade serão ofertados para a comunidade: consultas médicas, de enfermagem, atendimento odontológico, inalações, injeções, curativos e encaminhamentos adequados para especialidades necessárias para a continuidade do atendimento integral à saúde das pessoas. Com a implantação da UBS na localidade de Costa da Serra, os moradores também vão evitar o deslocamento até a cidade em busca de atendimento médico.
Morador de Costa da Serra, Fernando Reidel diz estar emocionado com a concretização do projeto, que há anos é aguardado pela comunidade. “Por duas vezes já era para ter posto de saúde na nossa região e não deu certo”, comenta. Agora, os moradores esperam em breve poder contar com o atendimento mais próximo de suas casas. “Foi um trabalho de sete meses, então a expectativa é que o quanto antes esteja funcionando a UBS”, conclui Reidel.