Prepare-se, pois nessa terça-feira (11), a lua que iluminará o céu não é como a que estamos acostumados a ver. A chamada “Lua Rosa”, já era considerada importante para antigas culturas, que seguiam o calendário lunar, ao invés do solar.
O nome foi dado pelos nativos norte americanos. Lá, a primeira Lua cheia de abril marcava a chegada da primavera (outono para nós), a “Lua rosa” recebeu seu nome graças às flores da mesma cor que costumavam aparecer precisamente nesta época.
De acordo informações da NASA, o fenômeno poderá ser visto de qualquer parte do planeta e estará acompanhada de Marte e saturno, os quais poderão observar como dois pontos luminosos no céu.
Um professor de astronomia da Universidade da Califórnia, disse que se trata de uma coincidência no céu, pois é uma combinação da lua cheia e o começo do verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul. Neste momento em que cair o sol o céu ficará parcialmente iluminado pela lua criando a sensação de que esta tem um tom rosa avermelhado.
Estudiosos dizem que estes fenômenos são normais durante todo o ano, com a diferença de que esse dia ocorreram ao mesmo tempo. A última vez que isso ocorreu foi em 1957, se repetirá neste ano de 2017 e depois em 2062.
https://twitter.com/asb723/status/851610022396256257