BAIRROS E CENTRO ainda têm móveis e materiais espalhados pelas ruas
“Faz semanas que espero que venham retirar os entulhos aqui da rua. Logo depois da enchente passaram recolhendo, mas agora não passam mais. Já furei o pneu do carro em um prego que foi parar no meio da rua, e esse lixo junta insetos”, diz o morador da rua Lá Paz, no bairro Municipal em Montenegro, que prefere não ter seu nome citado. A reclamação do homem se repete por pessoas que ainda aguardam pelo recolhimento de móveis, colchões e materiais em geral restantes das cheias do mês de junho.
A falta de recolhimento dos materiais não é unicamente observada nos bairros. No Centro, basta andar algumas quadras para ver entulhos nas calçadas ou até mesmo nas ruas, em amontoados feitos junto aos cordões dos passeios públicos.
Dona Adelaide Silva, 65 anos, não gosta de ver a calçada cheia de restos de móveis, mas foi a alternativa encontrada para descartar os destroços da enchente. “Nem gosto de ir em frente da casa, quando vejo aquilo ali, me lembro de tudo que a gente passou e perdeu”, diz a aposentada moradora do bairro Olaria.
A Administração Municipal diz que “quanto aos restos de móveis que voltaram a aparecer nas ruas, importante lembrar que nossa cidade sofreu nova enchente entre 20 e 27 de junho, gerando novos descartes. Além disso, muitas pessoas receberam o Auxílio Reconstrução de R$ 5.100,00 do governo federal nas últimas semanas. Isso permitiu a substituição de itens que, até então, seriam aproveitados, ainda que danificados. O resultado: novos entulhos.” O Departamento de Limpeza Pública afirma que segue retirando objetos das ruas e calçadas, mas como a demanda cresceu acima do previsto, está fazendo nova contratação de empresa para agilizar os trabalhos. A expectativa é que na próxima semana já haja reforço.
Sobre os resíduos decorrentes da enchente histórica de maio, acomodados temporariamente junto à Secretaria de Viação e Serviços Urbanos, a Administração diz que os mesmos serão levados para um aterro sanitário de Minas do Leão.
Para que esse serviço seja executado, foi aberta licitação para contratar uma empresa para fazer este transporte. Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, o processo está em fase final e a previsão é assinar contrato ainda no mês de julho.