Delegacia Regional será instalada no Centro de Montenegro

PRÉDIO do Estado passa por reformas para também receber delegacias especializadas

A Polícia Civil de Montenegro tem motivos para comemorar. Em março deste ano o Governo do Estado repassou oficialmente o antigo prédio do IPE (Instituto de Previdência do Estado), na rua José Luís, nº 1755; e a antiga demanda de sair do aluguel na Via II e ir para a “casa própria” está perto de se concretizar. A 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Interior (DPRI) projeta suas novas instalações e busca parceiros para que a reforma possa ser concluída até o final de 2022.

O delegado Regional Marcel Farias Pereira e o comissário Wellington Camargo visitaram as futuras instalações da Polícia Civil na rua José Luiz

As tratativas para obter o prédio começaram em fevereiro. No mês seguinte, após a publicação em Diário Oficial do Estado (DOE), teve início o processo de elaboração do projeto de reformas, que ainda está sendo estruturado. Por enquanto, o telhado do prédio recebeu reparos. No segundo andar deve ser instalada a Delegacia Regional de Polícia Civil.

A expectativa do delegado regional, Marcelo Farias Pereira, é que o 1ª andar do prédio seja ocupado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), outro projeto da PC para que seja implantado em Montenegro. Caso a Draco não seja instalada em breve, o local será preparado para receber os atendimentos da Delegacia da Mulher (Deam). Contudo, se a Draco vier para o município, a Deam passará a atender junto da 1ª DP, também na José Luiz, mas na volta do Morro São João.

Materiais como divisórias usadas na sede atual da delegacia poderão ser reaproveitados no novo endereço

A partir de 2023, a 1ª DP também deverá ser o novo endereço da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que hoje funciona na Via II. “Essas delegacias no mesmo local vão facilitar a questão operacional. O setor da investigação terá contato com o pessoal que faz os flagrantes e isso agiliza o trabalho”, fala o delegado Marcelo sobre a importância da proximidade entre as DP’s.

Para concretizar os planos, a PC busca parceiros. “Vamos buscar apoio do Legislativo, Executivo e de toda a comunidade. O Judiciário já sinalizou que irá ajudar. Faremos uma força-tarefa como foi feita para a instalação no atual endereço”, explica o delegado regional. “A vinda da Delegacia Regional para cá também é importante por aumentar a segurança na área central da cidade, próximo aos bancos”, acrescenta Marcelo.

Atualmente, é o Município que arca com o pagamento mensal do aluguel do prédio onde está instalada a 1ª DPRI. O custo estimado fica em torno de R$100 mil. “Saindo do aluguel, essa verba poderá ser destinada para melhorias na Segurança Pública, como compra de viaturas e outros equipamentos”, aponta o delegado.

Sobre o prédio e a reforma
O prédio construído há 40 anos, destinado à Polícia Civil, tem 440 metros quadrados de área construída e 780 metros quadrados de terreno. Com salas amplas, o local receberá divisórias para aperfeiçoar o espaço. O local deverá contar com mini-auditório, para reuniões e treinamentos. Nos fundos, está prevista a construção de depósito de materiais e estacionamento. O cálculo do valor necessário para a reforma ainda não foi fechado, mas o delegado afirma que muitos materiais como divisórias e fios de energia elétrica – que hoje estão em uso nas DPs – poderão ser reaproveitados.

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