A prefeita em exercício de Brochier, a vice-prefeita Patrícia Cristina Henz Schommer, assinou o decreto que declara situação de emergência no Município por conta da estiagem. O documento leva em consideração o aumento de déficit hídrico causado pela falta de chuvas regulares e que compromete o armazenamento de água potável, comprometendo, assim, o abastecimento para o consumo humano e animal. O decreto tem validade de 180 dias. Nos últimos anos, o Município já decretou situação de emergência por cauda da seca em 2020 e 2022.
De fato, dois poços localizados na comunidade de Novo Paris e que abastecem localidades próximas estão com nível tão baixo que impossibilita a captação de água. O abastecimento nas comunidades atingidas está sendo realizado pela Prefeitura com o uso de caminhão-pipa.
O decreto assinado pela prefeita em exercício também destaca que a estiagem resulta em graves prejuízos sociais e econômicos da zona rural, tendo afetado as atividades produtivas. O documento cita, ainda, como agravantes da situação a recorrência da estiagem nos últimos anos e a pandemia de Covid-19.