Daer promove operação tapa-buracos na ERS-411

Manutenção. Medida paliativa acontece após fim de semana no qual dezenas de carros furaram pneus em buracos

Equipe do Daer realizou, durante a terça-feira, serviço paliativo no trecho entre Brochier e Montenegro

Ao acordar, às 6h de domingo, o agricultor Irani Fernandes, 44 anos, surpreendeu-se ao abrir a porta de sua casa, localizada às margens da ERS-411, em Bom Jardim. “Estava cheio de carros parados com pneus furados”, conta. Os moradores da comunidade estimam que cerca de 30 veículos sofreram avarias durante o final de semana em razão dos buracos na pista. “Tive que emprestar chave de roda e até roupa, já que alguns estavam

molhados”, afirma Irani.

Morando a poucos metros da casa de Irani, Sirlei Maria Kremer de Souza, 48 anos, diz que, durante a madrugada de domingo, acordou diversas vezes com o barulho causado pelos carros que atingiam os buracos da rodovia que liga Montenegro a Brochier. “Está bastante complicado. Ali no curtume (em Costa da

Irani encontrou diversos carros parados com pneu furado na frente de sua casa, na manhã de domingo

Serra) está péssimo”, comenta a agricultora. Morando há mais de 15 anos em Bom Jardim, ela recorda do tempo em que a estrada ainda era de chão batido. “Com a ‘faixa’ melhorou, mas depois começou a piorar (pela falta de manutenção)”, reforça.

A falta de manutenção também é apontada como problema por Vanderli Oliveira, 52 anos, que trabalha como motorista de transporte escolar e borracheiro. Porém, nesta terça-feira, o Daer tomou uma medida paliativa e realizou uma operação tapa-buracos no trecho entre Montenegro e Brochier. “O trabalho será reforçado com serviços de fresagem e remendos localizados quando o contrato de Conserva Rotineira da 11ª Superintendência Regional de Lajeado for renovado”, garante a autarquia.

Moradores de Bom Jardim estimam que cerca de 30 motoristas tiveram prejuízos em razão de buracos

Via assessoria de imprensa, o Daer informa que a renovação do contrato de Conservação Rotineira segue em seus trâmites burocráticos. Enquanto isso, as equipes da Superintendência Regional realizam os serviços necessários. Além disso, o órgão salienta que já houve a normalização do fornecimento do ligante asfáltico. A falta do material vinha postergando o trabalho da autarquia.

VIA apresenta também vários “borrachudos” e diversos desníveis

 

Pelos cálculos de Vanderli, antes da operação desta semana, a última manutenção na via aconteceu em meados de abril. Na avaliação dele, a ERS-411 necessita de um serviço mais detalhado do que apenas um tapa-buraco. “Dá bastante medo (de trafegar pela rodovia). Imagina, ando com o carro carregado com crianças. Tudo pode acontecer”, diz. Vanderli reforça que, em sua borracharia, atendeu a diversos casos em que a roda dos veículos chegou a entortar ao pegar num buraco. “E para entortar roda tem que ser buraco bem grande”, enfatiza o borracheiro.

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