Daer não tem previsão para melhorias na ERS-411

Rodovia que liga Montenegro a Brochier é a terceira na lista de prioridades da 11ª Superintendência Regional do Daer

Principal ligação entre Montenegro e Brochier, a ERS-411 segue sem uma data definida para passar por uma profunda manutenção. A rodovia, que já foi cenário de uma morte neste ano, é marcada por buracos e desníveis. Conforme o agente administrativo da 11ª Superintendência Regional (SR) de Lajeado do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Sadi Marques, a ERS-411 é a terceira na lista de prioridades da autarquia na região.

Sadi Marques, Josi Paz, Joel Kerber e Argus Machado (da esquerda para a direita) conferiram na manhã desta segunda-feira o estado da rodovia

Segundo Marques, o contrato de conserva da 11ª SR já está renovado e a empresa Giovanella trabalha na recuperação da ERS-332, entre Encantado e Soledade, e da ERS-423, entre a BR-386 e Progresso. Conforme o representante da autarquia, após a conclusão das obras em uma dessas rodovias, a próxima a receber uma manutenção mais profunda será a ERS-411. Além da conservação da via, também deverá ser feita a revitalização da sinalização. “O serviço mais profundo não é um simples tapa-buracos e será feito nos piores pontos”, destaca Marques. O agente administrativo da 11ª SR reforça que a chamada manutenção profunda é o melhor serviço possível a ser feito do trecho. “Depois disso, só arrancando e fazendo tudo de novo”, frisa.

Porém, Marques não dá previsão de quando esses trabalhos irão iniciar. A imprecisão se dá não apenas por possíveis eventos meteorológicos que possam atrasar as obras em andamento, mas também pela falta de material. “O serviço pode atrasar porque a Petrobras não tem mais asfalto. A previsão de normalização do fornecimento é para maio. É muito complicado”, expõe. Apesar disso, ele destaca que a empresa já fez a medição dos pontos que precisarão de manutenção na ERS-411.

Ontem, Marques trafegou na ERS-411 com uma comitiva na qual estavam o secretário de Obras Públicas de Montenegro, Argus Machado, e os vereadores Josi Paz (PSB) e Joel Kerber (PP). Inclusive, o encontro é resultado de um pedido protocolado pelos legisladores na sede do Daer, em Porto Alegre, em janeiro deste ano. Após conversarem com o representante do Daer, os vereadores definiram que iriam protocolar mais quatro ofícios na autarquia. Um deles solicitará a instalação de três faixas de pedestres elevadas na via, sendo uma em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Henrique Pedro Zimmermann, outra junto à EMEF Pedro João Müller e uma terceira próxima das igrejas de Costa da Serra.

Outro ofício pedirá que as “bainhas” nas paradas de ônibus sejam ampliadas para corresponder ao padrão imposto pelo próprio Daer e um terceiro pedido será o de fazer “bainhas” nas entradas das localidades, facilitando o acesso. O quarto ofício a ser protocolado será o pedido de 200 cargas de fresa para a Prefeitura, que deverá ser retirada durante o trabalho de manutenção.

Na BR-470, obra espera liberação de recursos

Trabalho de recuperação da rodovia que liga Montenegro à Serra paralisou no quilômetro 277

Iniciadas em fevereiro, as obras de recuperação na BR-470, entre Salvador do Sul e Montenegro, promovidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), tinham previsão de serem concluídas ainda em março. Porém, abril se aproxima do fim e o recapeamento foi realizado apenas até o quilômetro 277 da rodovia, em São José do Sul. Via assessoria de imprensa, a Unidade Local de Vacaria do Dnit informa que os trabalhos serão retomados mediante a liberação de recursos. Porém, a autarquia não disse quando isto deve ocorrer.

Avaliada em R$ 7 milhões, a obra, mesmo que incompleta, já faz a diferença para quem trafega diariamente pelo trecho. Motorista de caminhão, Edito Friedrich, 34 anos, é usuário da BR-470 e diz que até onde a recuperação foi feita, a rodovia está muito boa e bem sinalizada. “Após (o quilômetro 277) é muita trepidação. Temos que ficar bem mais atentos”, observa. O caminhoneiro entende que o ideal seria ter todo o trecho revitalizado o mais rápido possível, o que ajudaria os usuários da estrada a terem menos gastos com manutenção.

Edito destaca ainda que a obra de recuperação da via também traz mais segurança a quem trafega por ali. Outro fator de segurança apontado pelo motorista são as frequentes roçadas promovidas ao longo da rodovia. Foi também pensando no bem-estar de quem utiliza a rodovia que o Dnit instalou no quilômetro 269, no sentido Salvador do Sul/Montenegro, um inibidor de velocidade e linhas de estímulo à redução de velocidade. Conforme o órgão, o local apresentava alto índice de acidentes provocados por esse tipo de abusdo. A autarquia afirma que o dispositivo já está trazendo os resultados pretendidos e que não há a previsão de instalação de novos controladores no trajeto entre Montenegro e Salvador do Sul.

Ginásio de Bom Jardim deve finalmente ser liberado
Com a visita de Marques, um imbróglio que deve ser resolvido logo é o do ginásio da comunidade de Bom Jardim, que fica às margens da ERS-411. Conforme o secretário de Obras Públicas de Montenegro, Argus Machado, a obra foi entregue em 2012, porém o espaço não havia sido liberado em razão de uma discussão se o espaço invadia ou não a área de domínio do Daer. Ontem, uma medição foi feita e comprovou-se que não houve invasão. O representante da autarquia prometeu que ainda na segunda-feira faria um ofício para destacar o assunto.

Com a resolução desta situação, Argus explica que a Prefeitura irá agora pedir que a empresa que realizou a obra cumpra com a garantia e faça reparos necessários antes que seja feita a concessão de uso para a associação local. “Já temos um laudo técnico com o que precisa ser feito”, garante o secretário. O principal problema de estrutura seriam um viga e paredes que apresentaram rachaduras na área dos banheiros.

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