Aulas garantiram certificado para participantes que, em sua maioria, pensam em atuar profissionalmente na área
“O pessoal não quer deixar de passear com o pai ou o filho para cortar grama”. A frase de Dorval Costa Filho, 27 anos, mostra um pouco da visão que ele possui sobre uma oportunidade de negócio que se abre. Enquanto ele arruma o jardim das pessoas, elas poderão desfrutar seu tempo com a família. Atualmente, Dorval, que é de Montenegro, trabalha como frentista, mas faz alguns “bicos” como jardineiro no contraturno. Seu objetivo é abrir um negócio no qual sempre teve interesse, tendo começado a trabalhar no ramo aos 14 anos. Em razão disso, tornou-se um dos 13 participantes do curso de jardinagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) a receber ontem o diploma em Pareci Novo.
“Busquei me qualificar e aprendi muito”, garantiu Dorval. Quem também buscou o curso visando uma oportunidade de negócio foi a moradora de Pareci Novo Joice Braga, 35 anos. “Busco aprender e ter uma qualificação diferente”, comentou. “Daqui a pouco se pode começar um projeto novo. É uma área com perspectiva”, observou. Ela apontou também que Pareci Novo conta com uma boa quantidade de negócios que poderiam ser fornecedores ou parceiros para um futuro projeto. Ela destacou ainda a qualidade das aulas. “É muito interessante. Ter teoria sempre é bom, mas a prática é fundamental”, afirmou.
Com duração de três dias, o curso de jardinagem promovido pelo Senar foi realizado em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Amor Perfeito e atraiu pessoas de fora de Pareci Novo. O instrutor Fábio Piraine Miguens destacou a diversidade da turma, que contou com pessoas do meio rural, outras do meio urbano e ainda aquelas que moram na cidade, mas possuem propriedades no interior. O engenheiro agrônomo doutor salientou que o curso é bastante requisitado e que a área apresenta uma excelente oportunidade de negócio.
“Tem muito espaço para muita gente. A lucratividade da atividade está baseada no descobrir o que ainda tem por ser investigado pela frente”, comentou Fábio. Conforme ele, o curso aborda desde questões mercadológicas, como formas de entrevistar os clientes até a elaboração de um projeto de jardinagem e o pós-venda, até o manejo das plantas. O instrutor salientou ainda um importante mantra para quem quiser trabalhar na área: “No paisagismo o foco não é o vegetal, é o ser humano”.
Casal vê oportunidade para fazer negócios
Moradores de Costa da Serra, no interior de Montenegro, Clóvis Chagas, 48 anos, e Maria Inês David, 56, trabalham com a produção orgânica de hortaliças e viram na jardinagem uma oportunidade de negócio para gerar mais renda. “É bom chegar em casa, sentar num banquinho e olhar o teu jardim. É um relaxamento ao final do dia”, comentou Maria Inês. Ela lembrou ainda que um espaço bem cuidado pode atrair pássaros e terá diversos perfumes de flores “É como ter um SPA em casa”, comparou.
Na análise de Clóvis, o mercado da jardinagem é concorrido, mas, por outro lado, toda a propriedade precisa de embelezamento. “É uma procura que se tem hoje. Um condomínio ou uma moradia necessita de embelezamento que lhe dê identidade. E é essa identidade que queremos implantar nos locais”, disse. Maria Inês salientou ainda que o casal já tem algum conhecimento na área, mas buscou se aprimorar para melhor atender futuros clientes.
Mais cursos nas próximas semanas
Diretora do Cras Amor Perfeito, Luciane Appel destacou o sucesso do curso de jardinagem. “Buscamos trazer mais uma opção de mercado e atraímos pessoas de outras cidades”, comemorou. Luciane salientou ainda que nas duas primeiras semanas de setembro dois cursos relacionados à piscicultura acontecerão em Pareci Novo com a parceria do Senar.
De 3 a 5 de setembro acontece o curso de criação de peixes de água doce. Já de 10 a 11 do próximo mês as aulas serão sobre processamento de peixes. Em ambos os cursos as aulas acontecem na manhã e na tarde. Interessados podem entrar em contato com o Cras Amor Perfeito pelo telefone 3633-9155.