Sotaques e culturas mineira e gaúcha no “Uai Tchê”

Musicalidade dos dois Estados encantaram o público presente

Na noite do último sábado, 28, o palco do Teatro Therezinha Petry Cardona transformou-se em uma cozinha metade mineira e metade gaúcha. O 1° Encontro da música gaúcha e mineira reuniu diversos artistas de Porto Alegre, Montenegro, e de Minas Gerais para um bate-papo sobre as duas culturas que possuem diversas características semelhantes, além de, é claro, muita música.

Teve apresentações de piano, acordeon, saxofone e violão, com os mais diversos estilos mesclados no palco. O público pode contar também com uma experiência rica em música dos dois diferentes cantos do Brasil, e também pode interagir nas conversas sobre a paixão em ensinar, como ocorre a criação da música, e a história de Montenegro.

Dentre os artistas convidados que contribuíram no evento estavam: Nelson Coelho de Castro, Matheus Kleber, Lucas Araújo, Edelson Pantera, Celiza Metz, Ranielly Schafer, Liane Schliler, Luiz Heron da Silva e João Rosa.

O “Uai Tchê”, fez parte do Projeto Fundarte Cultural, e foi proposto pelo músico e saxofonista mineiro Marcelo Carvalho, que abriu o evento tocando e contando um pouco da sua paixão pelas duas culturas.

“As duas culturas têm coisas muito similares, tanto é que o cenário retrata uma cozinha, porque a gente percebeu que são bem parecidas”, diz ele. Marcelo está há um ano e meio em Montenegro, e conta que se apaixonou pelo potencial artístico e natural daqui.

A produtora do evento e psicanalista montenegrina Adriana Bandeira, conta que o evento foi elaborado desde janeiro, mas que só foi realizado agora para que ocorresse um processo de construção junto com os artistas. “Aconteceu uma coisa bem bacana como consequência desse evento, que foi justamente essa construção coletiva. As pessoas apostaram no projeto e esse é o primeiro de muitos que estão por vir”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques