Culto celebra 500 anos da Reforma Protestante

Até o dia 31 de outubro, data que marca a Reforma, a comunidade poderá participar de diversas atividades

No ano em que se celebram os 500 anos da Reforma Protestante (1517-2017), iniciada por Martinho Lutero e que promoveu mudanças na sociedade, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realizou na manhã deste domingo um culto em comemoração ao período.

Apesar do frio do início da manhã, os cristãos não deixaram de comparecer à Igreja da Ressurreição. Na celebração, a comunidade foi agraciada com apresentações do Grupo de Flautas da Uergs, que entoou cânticos religiosos e emocionou o público.
Para o pastor interino, Thiago Pagung Lauvers, este é um momento importante e representa um fato decisivo na história. “Trazer apresentações como o Grupo de Flautas alegra os fiéis”, disse.

Durante a homilia, o pastor questionou os fiéis sobre o que as pessoas têm feito para lutar contra as injustiças? “O cristão não deveria aceitar ser explorado ao ponto de comprar um lugar no céu. Lutero, na época da Reforma, não mudou apenas a igreja, mas a política daquela época. Portanto, cabe a nós nos envolver na política, sim. Quem sabe nós mesmos, como cristãos, nos inserimos numa Câmara de Vereadores”, falou.

Thiago questionou ainda, quando foi a última vez que algum dos fiéis participou de uma sessão do Legislativo, a ponto de saber o que está sendo reivindicado no município. “Este é o papel que podemos desempenhar. Ir até lá e sabermos o que está acontecendo”, enfatizou.

Até o dia 31 deste mês as atividades em comemoração aos 500 anos da Reforma serão intensas. Amanhã, às 16h, será celebrado um culto no Hospital Montenegro. Já na quinta-feira, às 18h, uma sessão solene na Câmara de Vereadores, seguido de caminhada até o Templo da Ressurreição, para realização de celebração ecumênica.

No próximo domingo, dia 29, às 10h, haverá culto no Templo da Ressurreição, com coral da comunidade e grupo instrumental do Colégio Sinodal Progresso. Às 12h haverá almoço no Centro Social Martin Luther, no valor de R$ 28,00. À tarde, brinquedos para as crianças e apresentação da banda Choppão.

No dia 31, terça-feira, às 10h, ocorre culto da Reforma no Templo da Ressurreição. Na sequência, um passeio ciclístico seguido de almoço comunitário estão programados.

O que foi a Reforma Protestante
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que teve seu ápice no início do século 16 por Martinho Lutero (1483-1546), na Alemanha. Em 2017, esse fato completa 500 anos e é considerado um dos eventos fundadores da história moderna.
No fim da Idade Média, a Igreja Católica tinha grande influência política e social. Tornou-se potência financeira e em diversos casos foi usada como instrumento de fortalecimento do poder político.

Em 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero afixou na porta da Igreja de Wittemberg, na Alemanha, 95 teses que criticavam a conduta da Igreja Católica. Os textos denunciavam deturpação do Evangelho, venda de indulgências e corrupção, enriquecimento ilícito e falta do celibato clerical. Pregava que somente a fé em Deus salvava as pessoas — ideia que se opunha à salvação pela compra de indulgências. O luteranismo também defendia a livre interpretação da Bíblia. As 95 teses de Lutero deram origem a um movimento de ruptura que levou à criação de uma nova religião cristã, o Luteranismo, identificado como movimento protestante em relação ao Catolicismo. Daí vem o nome “Protestante” para designar os seguidores dessa vertente religiosa.

Últimas Notícias

Destaques