Atenção. Falsos condutores estão se passando por prestadores da empresa
Com o anúncio adesivado em um ponto de ônibus da cidade, um anônimo oferecer os serviços do Uber a partir de uma simples ligação, sem intermédio do aplicativo. Assim, sem saber, pessoas estão contratando falsos motoristas e correndo riscos, já que para ofertar as caronas pela empresa, o condutor precisa estar obrigatoriamente cadastrado no aplicativo, e só assim, solicitar o embarque.
A contratação do serviço irregular pode levar a sérias consequências, caso o veículo não tenha registro em nenhum órgão que autorize as corridas. Dessa forma, o passageiro fica exposto a situações como roubo, sequestro, extorsão, entre outros.
Para evitar o transtorno, o administrador Tiago Nogueira, 29, toma alguns cuidados antes de solicitar as caronas. Ele conta que, como o aplicativo mostra o modelo de carro, nome e foto do condutor, ele sempre confere se os dados estão de acordo. “Já aconteceu de o veículo ser outro, diferente das informações cadastradas, então perguntei ao motorista o motivo e ele explicou que havia trocado e o app ainda não tinha feito a mudança”, disse.
Devido aos riscos, o administrador sempre dá preferência às locomoções regulamentadas como o próprio Uber, táxi e ônibus, caso contrário, ele afirma que jamais contrataria esse tipo de serviço. “O aplicativo veio para melhorar e otimizar o tempo de nós, clientes”, ressalta Nogueira, que utiliza esse tipo de condução constantemente.
Embora Montenegro não tenha nenhum registro sobre ocorrências relacionadas aos falsos motoristas, o capitão Jederson Dill, da Brigada Militar, comenta que o contato direto com o condutor, sem utilizar o aplicativo, é um risco que o passageiro assume. “Se a pessoa já conhece o condutor, não vejo grande perigo, mas ao contrário, é preciso cautela”, salienta.
Dicas de segurança para utilizar os serviços do Uber
É importante destacar que utilizar o serviço do Uber com segurança só é possível através do aplicativo, por isso, é imprescindível o contato. Assim, quando o passageiro chama um motorista, de imediato já aparece para o usuário o nome do condutor com foto, modelo e placa do carro, evitando assim, entrar em um carro errado.
Durante o trajeto, já dentro do veículo, é possível compartilhar a localização e o tempo de chegada com outras pessoas. Além disso, depois da corrida é possível fazer uma avaliação sobre o serviço, onde os motoristas precisam ter média de 4,6 (em uma escala de 1 a 5 estrelas). Nesse sistema, o passageiro também é avaliado, podendo ser desconectado do app se tiver uma média baixa de avaliações ou conduta que viole os termos de uso.