CUFA lança “Mães da Favela” em Montenegro

Com o objetivo de auxiliar mães solo moradoras de favelas, a Central Única das Favelas (Cufa) lança em Montenegro o programa “Mães da Favela”, que contempla 20 estados brasileiros que estão sendo fortemente atingidos pelos reflexos do novo Coronavírus (Covid-19). O programa social faz parte do projeto “Cufa Contra o Vírus”.

“A Cufa já entregou mais 100 toneladas de alimentos em todo o Brasil. Durante essa entrega, suas lideranças e voluntários ouviram que muitas mulheres precisavam de auxílio para comprar não só alimentos, mas também remédios e gás. Logo, a organização decidiu ajudar financeiramente para que possam escolher os itens que precisam”, conta Celso Athayde, fundador da entidade, revelando uma realidade que contempla o município.

Neste primeiro momento, a Cufa destinará uma bolsa de R$ 120,00 chamada “Vale Mãe”, durante dois meses, para 20 mil mães nos estados selecionados, via aplicativo PicPay. O repasse deve acontecer em 15 de abril e 15 de maio. “Em Montenegro, estamos fazendo o levantamento de acordo com as regras que estão chegando da Cufa nacional”, explicou Rogério Santos, coordenador da entidade no município. “Estamos correndo contra o tempo”, acrescentou, destacando que serão em torno de 50 a 80 benefícios destinados às mães que não recebem nenhum tipo de auxilio.

A escolha das mães fica a cargo das lideranças das Cufas nos estados e municípios selecionados, entidades responsáveis pela identificação daquelas que demandam maior auxílio para criar e sustentar os seus filhos. Em Montenegro, a responsável pelo projeto será a coordenadora do Núcleo Maria Maria da Cufa Kaká Pinheiro e equipe. O programa contará com dois institutos importantes para medir o impacto da ação: O Instituto Locomotiva e Data Favela, o primeiro presidido por Renato Meirelles, e o segundo, fundado por também por Renato juntamente com Celso Athayde.

Pesquisa inédita
Pesquisa inédita do Data Favela/Instituto Locomotiva revela que 9 em cada 10 mães mudaram suas rotinas devido ao Coronavírus, sendo que todas afirmam que estão muito preocupadas com o impacto dessa doença. Em relação às questões financeiras, 84% já tiveram a renda diminuída, 87% estão cortando gastos e 73% declaram que não conseguirão manter o padrão de vida por nenhum período se perderem a renda familiar.

Doações podem ser feitas por APP

As doações são recebidas através do site oficial da campanha e do app PicPay. Quem quiser doar, seja pessoa física ou jurídica, pode transferir da própria conta na plataforma para a conta da Cufa. “Nós recebemos e fazemos a distribuição para as mães que estão mais vulneráveis entre os vulneráveis”, explica Celso Athayde.

Para assegurar a transparência do processo, haverá um contador de entrada de recursos na página do site e uma auditoria externa, feita pela Proaudit. A Idtech Acesso Digital auxiliará o cadastro das mães com a tecnologia de reconhecimento facial, garantindo que elas serão as reais beneficiárias.

Saiba mais
Os estados atendidos pelo projeto são: AC, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PB, PR, PE, RS, RO, SC, SE, RJ, SP. Montenegro foi contemplada devido às ações desenvolvidas com uma rede solidária na cidade. Até o momento, foram entregues 227 kits de mantimentos e higiene.

Últimas Notícias

Destaques