CTGs promovem oficinas tradicionalistas para estudantes

Atividade integra programação da Semana Farroupilha, no Parque Centenário

Segue, durante esta sexta-feira, 16, a programação de oficinas da Semana Farroupilha 2022 destinada aos estudantes. Durante a semana, na quarta, 14, e na quinta-feira, 15, os CTGs Acácia Negra e Estância do Montenegro promoveram oficinas no Parque Centenário, reunindo alunos de diversas instituições de ensino. As atividades remeteram a ações da tradição gaúcha, a fim de manter acesa a chama do tradicionalismo. A programação de hoje conta com atividades desenvolvidas pelo CTG Os Lanceiros, dentre elas, oficina de lida campeira, danças tradicionais e de salão e brincadeiras folclóricas.

CTG Estância do Montenegro falou sobre os símbolos do RS aos alunos

Nessa quinta-feira, 15, foi a vez do CTG Estância do Montenegro realizar as atividades para as escolas. Pela manhã, a Emef Ana Beatriz Lemos foi uma das insituições que participou do circuito de atividades, que contou com painel de símbolos gaúchos, laço na vaca parada e brincadeiras folclóricas. “Para nós, é uma satisfação muito grande. Vejo que as crianças estavam muito ansiosas por esta retomada. Eles aproveitam muito. É o momento em que a gente pode passar um pouquinho para eles da nossa vivência dia a dia dentro do CTG”, pontua Sibeli Amador de Azeredo, patroa do CTG. As crianças do Estância ministraram todas as oficinas, com auxílio da diretora cultural, Cátia Martins.

Acácia demonstra que o laço é equipamento fundamental para o peão

Ainda na quarta-feira, 14, o CTG Acácia Negra esteve responsável pelas oficinas. Desde a manhã, ocorreram atividades com ensinamento de encilha e vaca parada, arte do chimarrão, artesanatos, danças tradicionais e de salão, além de indumentária gaúcha. Raiane Aparecida Trott, 17, aluna do AJ Renner, participou da atividade de danças tradicionais. Atenta aos ensinamentos do representante do CTG e aos membros da invernada que demonstraram os passos, Raiane também fez sua parte em cima do tablado. “Em casa a gente dança muito estas músicas, então, eu já tinha aprendido um pouco. Eu curti muito a oficina”, destaca. A turminha do jardim da Emei Dr. José Flores Cruz participou da atividade de encilha e vaca parada. Muito curiosos, os pequenos prontamente realizaram a atividade com questionamentos relevantes.

João Silveira, patrão do CTG Acácia Negra, explica que as oficinas remetem à cultura, levando um pouco da essência do gaúcho aos estudantes. “Nós, como CTGs, como entidades culturais, temos a responsabilidade muito grande de passar isso para as novas gerações. Trazer as crianças, as escolas, e passar um pouquinho do dia a dia que vivemos dentro dos galpões é muito gratificante, além de uma obrigação”, destaca. “As atividades campeiras fazem falta, mas como não tínhamos Semana Farroupilha há dois anos, alcançar uma organização desta é fundamental e só traz alegria. É um incentivo para as entidades tradicionalistas, que estavam paradas, para voltar a fazer o que a gente gosta”, conclui João.

Oficinas desta sexta-feira, 16
Manhã 8h30 / 9h30 / 10h30
Oficinas promovidas pelo CTG Os Lanceiros
Brinquedos e Brincadeiras Folclóricas
Oficina de Lidas Campeiras
Oficina de Dança de Salão (Fandango)
Oficina de Danças Tradicionais
Grupo das Tricoteiras

Tarde 13h30 / 14h30 / 15h30
Brinquedos e Brincadeiras Folclóricas
Oficina de Lidas Campeiras
Oficina de Dança de Salão (Fandango)
Oficina de Danças Tradicionais
Grupo das Tricoteiras
19h – Invernada Mirim – CTG Os Lanceiros
20h – Talentos Locais
22h – Atração Musical: Grupo Timbre Gaúcho

Últimas Notícias

Destaques