CSG inicia obras para nova pavimentação da RSC-287, entre Montenegro e Triunfo

SERÃO recuperados até novembro 21 KM do asfalto, mais sinalização, drenagem e limpeza

Os motoristas devem ter paciência e atenção especial no trajeto da RSC-287 entre Triunfo e Montenegro. Desde o cruzamento com a BR-386 até a altura do trevo com a RS-411, no Passo da Serra (Trevo do Frigonal), estão ocorrendo obras de limpeza das margens, alargamentos dos acostamentos e de drenagem. São os trabalhos preparatórios para o novo asfalto, que deverá ser iniciado ainda neste mês de setembro. Isso também depende das condições do tempo. A chuva tem dificultado a execução dos trabalhos por parte da empresa Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que desde fevereiro assumiu a concessão da rodovia.

Ontem várias equipes trabalhavam no trecho da rodovia. Perto do cruzamento com a RSC-124 o acostamento estava interditado devido a uma queda de barreira, mas o trânsito fluía normalmente. Mais adiante, no sentido Montenegro/Triunfo, em alguns pontos tinham estreitamento de pista ou sistema “pare e siga”, devido às obras nos acostamentos. São várias frentes de trabalho, entre elas de drenagem, para o escoamento da água da chuva, que tem causado pontos de alagamentos que podem ocasionar aquaplanagens. Também estava sendo feita uma operação tapa-buracos nos pontos mais críticos, como na localidade de Muda Boi.

Com o alargamento e melhorias das margens, a RSC-287 volta a ter acostamentos. E deverá ter um asfalto novo no trecho de 21 quilômetros, entre Triunfo e Montenegro. Será feita a fresagem, para a retirada do asfalto velho, e colocada uma nova pavimentação. Também serão efetuadas no trecho benfeitorias de iluminação e energia, além de equipamentos de segurança e proteção. E depois, a partir de novembro, assim que finalizar os trabalhos na RSC-287, devem ser restaurados os 33 quilômetros da ERS-240, entre Montenegro, Capela de Santana, Portão e São Leopoldo. No mesmo mês deve iniciar o restauro asfáltico da ERS-446, do quilômetro 0 ao 14, entre Carlos Barbosa e São Vendelino.

A CSG informa que as melhorias são gradativas, conforme o que está previsto em contrato. Nos primeiros sete meses do Programa de Exploração da Rodovia (PER), serviços de reparos de pavimentação, obras de arte especiais, drenagem, faixa de domínio, sinalização, equipamentos de segurança e proteção e iluminação, assim como atendimento e suporte aos usuários, foram realizados nos 271,5 km de cobertura da concessionária. Já neste segundo semestre, a projeção é que R$ 200 milhões sejam aplicados em investimentos na ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470. O objetivo é garantir melhores condições de trafegabilidade, aliadas à segurança e conforto aos motoristas.

“Recebemos um conjunto de estradas que, de maneira geral, careciam de manutenção e melhorias. Tudo que está previsto no contrato de concessão vem ao encontro dessas necessidades. Estamos agilizando algumas ações, antes mesmo do cronograma, pois sabemos da urgência de recuperação e restauração de alguns trechos, fundamentais para os motoristas terem segurança em trafegar pelas rodovias”, observa Paulo Negreiros, diretor-executivo da CSG. “No final do primeiro ano de concessão da CSG, todas as rodovias de nossa administração estarão com a recuperação da pavimentação asfáltica e iluminação concluídas, o que garantirá maior bem-estar aos usuários”, completa.

Negreiros explica que o primeiro ano de concessão prioriza o cumprimento dos serviços emergenciais de manutenção e conservação dos trechos. Além disso, é nessa fase em que a própria concessionária é formada para inspeção da via e para a assistência dos serviços prestados aos usuários, tais como os atendimentos médico de emergência (ambulância), socorro mecânico (guincho), resgate de animais nas rodovias, prevenção de incêndios (caminhões-pipa) e cuidados ambientais com a faixa de domínio. “Temos um trabalho longo a ser feito durante o período de 30 anos de concessão, mas as principais obras de melhorias estão concentradas nos primeiros sete anos. Como destaque, a execução de 120 quilômetros de duplicação com todas as intersecções e acessos desses trechos. Estamos falando de investimentos de cerca de R$ 4 bilhões em sete anos”, enfatiza. E as duplicações incluem a RSC-287 e a ERS-240, no trecho de Montenegro.

Obras deixam o trânsito em meia pista e motoristas devem ter atenção

Pórticos free flow e bases da PRE
Até o final de janeiro de 2024 também está prevista a implantação de todos os seis pórticos de pedágio de cobrança automática, o chamado free flow, na ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470, na Serra Gaúcha e no Vale do Caí. O primeiro deverá ser no KM 108 da ERS-122, em Antônio Prado, que deverá começar a ser montado ainda neste mês, com início da cobrança em dezembro. Na ERS-240, junto da divisa entre Montenegro e Capela de Santana, o pórtico do pedágio deve ser instalado em janeiro do próximo ano.

Previsto no contrato de concessão, a CSG também realizará a reforma de quatro bases da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). As melhorias serão feitas nos postos das cidades de Farroupilha, Montenegro, Bom Princípio e Portão, e contemplam reparos nas instalações prediais e adequação dos acessos. Além disso, serão entregues à PRE cinco camionetes e outros equipamentos menores para prestação de serviços às rodovias na ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470. E estão sendo instaladas bases de serviços operacionais (BSOs) para os usuários das rodovias, sendo que uma ficará na altura do quilômetro 25 da ERS-240 em Capela de Santana.

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