Cruzeiro do Sul retoma o Baile do Tiro Rei

Na noite deste sábado, dia 27, acontece um importante recomeço no Interior de Montenegro. Após 8 anos o tradicional Baile do Tiro Rei será realizado, recolocando a Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul no calendário de eventos da região. Mas a mobilização da comunidade de Alfama começou há quase um ano, através de esforço que uniu amigos e familiares para preservar uma história iniciada em 1941.

Os atuais presidente e vice são, respectivamente, Valdir Frederico Kochenborger e Raine Jáco Krug (bieno 2023/2024); em eleição no primeiro semestre de 2023. O presidente recorda ainda da reunião de 6 de maio, quando foi decidido que uma nova diretoria deve ser apontada para liderar e reestruturação da Cruzeiro. Vencida a etapa burocrática era hora de entrar no salão para conhecer melhor do desafio.

O cenário mais grave era o desabamento de parte do telhado no pavilhão anexo aos fundos, especificamente sobre a churrasqueira e parte da cancha de bocha. Internamente havia muita sujeira e entulhos, tanto que a Prefeitura de Montenegro cedeu um caminhão com jato para lavar o salão. Feita a limpeza e alguns reparos, era hora de voltar a música e a comida típica.

Kochenborger revela que a primeira atividade de fato foi um almoço em 30 de junho, inicialmente programado para 150 pessoas apenas daquela comunidade do interior. Por fim foram servidas 375 pessoas, inclusive vindas de outras localidades de Montenegro e cidades vizinhas, subvertendo os pessimistas que apostaram em nada mais do que 80 almoços. “Daí veio uma bandinha voluntaria, e virou baile que foi até o final de tarde”, recorda o presidente.

Cruzeiro é o centro comunitário da Alfama

A entrevista com o presidente Kochenborger, na tarde desta sexta-feira, dia 26, teve a presença de membros da diretoria, mas também de moradores que estão engajados no projeto de reviver este lendário salão de baile. Muito além desta função festiva, todos ressaltam que a Sociedade Cruzeiro do Sul é o espaço comunitário, social e encontros oficiais da Alfama.

João Carlos Schu - Sociedade Cruzeiro do Sul - Alfama - rei do tiro
Rei em 86 e 2010, João Carlos exibe antigas faixas, uma delas do pai Artur Schu de 1965

Depois das portas reabertas, a Escola Municipal Dona Clara Camarão já realizou dois eventos, e a igreja da comunidade também fará suas atividades festivas ali. Estes são dois exemplos de pilares sociais que não tem seus próprios salões festivos, tendo que adiar eventos em dias de chuva. A Cruzeiro é usada ainda em casamentos, batizados e reuniões dos moradores com autoridades.

Ainda em setembro aconteceu um bingo beneficente, e em novembro o Kerb com almoço e baile, que subiu as expectativas ao receber mais de 500 pessoas de toda a região. “Aqui a fama de uma comida boa é grande”, observou Ieda Maria Endres Altenhofen. Ela fala assumindo um compromisso, pois é uma das muitas voluntárias que estarão na cozinha neste sábado.

Principais reformas serão em 2024

Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul - Alfama - Montenegro
Quadra de bolão será reformada para também abrigar a nova pista de tiro

O lucro dos dois eventos do segundo semestre do ano passado cobriram parte dos custos com reformas, especialmente a mudança do sanitário feminino, novo e com acessibilidade. A diretoria confessa que ainda tem algumas dívidas, mas, vendo os frutos do trabalho até agora, não mostra preocupação. Eles também salientam que o Salão Cruzeiro do Sul está com PPCI atualizado.

No horizonte para 2024, ou mais tardar 2025, está a revitalização da cancha de Bolão, outra tradição da Sociedade. Para tanto contam com a doação de duas pistas que a JBS desativou, precisando apenas restaurar o alicerce. A diretoria aponta que este será um projeto mais oneroso e complicado para ser executado. No mesmo espaço será instalada a pista do Tiro Rei, que, pela legislação, agora deve ser “indoor”.

Baile Dos Reis e Rainhas
Em dezembro são conhecidos os vencedores das etapas disputadas ao longo do ano, e em janeiro acontece a coroação no Baile do Tiro Rei. Sem a realização da competição, a retomada, após 8 anos, será apenas com uma justa homenagem os Reis e Rainhas do Tiro de edições anteriores, as 20 horas.
Depois tem o baile, a partir das 22 horas, com a banda Novo Encontro. O ingresso masculino e feminino custará R$ 20,00, vendido apenas na hora. Não haverá janta, mas serão vendidos pratos de cuca com linguiça ou batata frita. Reserva de mesa pelo celular/whatsapp (51) 995-174-556.

*salão fica na Estrada Getúlio Vargas, sendo acessado pelo bairro Santo Antônio e seguindo à direita na Esquina da Sorte

Últimas Notícias

Destaques