Criatividade e discurso social marcam final do concurso municipal de Slam

CULTURA. Atividades artísticas ocorreram na Sociedade Floresta

A Sociedade Cultural Beneficente Floresta Montenegrina recebeu a final do concurso municipal de Slam, na tarde desse domingo, dia 18. Na ocasião, os três finalistas, previamente, classificados conheceram mais um oponente que participou da grande final.

Os finalistas são Maxwell (Max, o próprio), Erick Batista (Mc Batista), Wesley Martins (WM) e Mariana Kuhn (Mari Kuhn). Quem levou a melhor foi Mari. Ela irá representar Montenegro no Slam Conexões, torneio estadual da modalidade, que acontecerá em Porto Alegre. A vencedora, de apenas 14 anos, é moradora do bairro Senai, poetisa e slammer. Mari desenvolveu seu talento nas nossas oficinas realizadas pelo grupo na Biblioteca Pública de Montenegro.

O Slam é uma competição de poesias originada nos Estados Unidos, na década de 1980. A arte chegou ao Brasil e se popularizou nas periferias, mas para os idealizadores do grupo Slam do Monte Negro, Henry Adriel, e Luís Fernando Rodrigues, a prática ainda é pouco conhecida na cidade e precisa ser mais divulgada. Contudo, graças ao apoio de parceiros, como a Sociedade Floresta, a Casa de Cultura Senai, e outros, o Slam do Monte Negro começa a ganhar espaço na Cidade das Artes.

Criatividade no uso das rimas e mensagens fortes são marcas registradas no Slam

“O Slam é minha válvula de escape. Através dele, consigo expressar o que penso”, diz Max, o próprio. O Slam é uma espécie de batalha de poesias autorais. Cada poeta tem até três minutos para fazer seu verso, sem o auxílio de objetos cênicos ou instrumentais, somente a voz e a ajudinha do celular, para não esquecer de nenhum detalhe da letra.

Para Max, assim como para os idealizadores do grupo Slam do Monte Negro, Henry Adriel, e Luís Fernando Rodrigues, usar a arte para abordar importantes temas sociais é incentivador e gratificante. “Montenegro está carente nesse quesito. Estamos trabalhando para melhorar isso”, diz Henry.

“Estamos todos torcendo e mandando energia positiva para que a Mari tenha um bom desempenho na competição estadual de slam”, diz Luis Fernando. A data da competição ainda não foi informada.

Últimas Notícias

Destaques