Novos ares. Volante está em Portugal. Lateral-direito vai jogar na Bulgária
Dois dos maiores destaques formados em Montenegro deram, recentemente, um novo passo em suas carreiras profissionais. O volante Cristian Gomes, 23 anos, desembarcou em Portugal no dia 5 de julho para assinar contrato com o Penafiel, time da segunda divisão nacional. Já o lateral-direito Eduardo Haas Gehlen, o Duda, 24 anos, acertou nesta semana com o Dunav Ruse, equipe da primeira divisão da Bulgária. Os dois atletas vivem a expectativa de estrear por seus novos clubes no final de semana.
É a primeira experiência de ambos no futebol europeu, fato que já serve de motivação extra para a dupla. Nascido em Santana do Livramento, Cristian morou em Montenegro por vários anos e fez sua base no Fera, assim como Duda. O volante se destacou no Campeonato Goiano deste ano pelo Grêmio Anápolis e chamou a atenção de dois clubes da Europa.
Além do Penafiel, o Zaragoza, da Espanha, também manifestou interesse em contar com o atleta. Porém, Cristian e seus representantes optaram pela equipe portuguesa. “Após o estadual, o Grêmio Anápolis me ofereceu uma renovação de quatro anos de contrato, e me falaram sobre o interesse e a possibilidade de vir para cá (Portugal). Aí, o clube e meus representantes cuidaram desses detalhes e acertamos com o Penafiel. Vim por empréstimo do Grêmio Anápolis de uma temporada”, explica.
Empolgado com a oportunidade, o volante criado nos campos de Montenegro afirma que a adaptação tem sido tranquila em Portugal. “Almejava e buscava jogar na Europa desde 2013. A adaptação vem com o tempo, mas todos do clube têm me dado total suporte e me ajudado dentro e fora de campo. A mudança é gigante, mas sempre trabalhei muito e aqui não está sendo diferente. Quero poder ajudar e retribuir no campo toda a confiança e carinho que venho recebendo”, enaltece.
A alimentação tem sido rival de Cristian neste primeiro mês no novo clube. “Desde que cheguei, mudei totalmente a forma de me alimentar. Tenho acompanhamento de nutricionista e preparador físico do clube, mas a balança tem sido uma adversidade. Entretanto, aos poucos as coisas vão se encaminhando. O importante é ter paciênciar e trabalhar”, minimiza.
Realizando um sonho de infância, o jogador de 23 anos quer agarrar a chance com unhas e dentes para ter sucesso na Europa. “Estou muito feliz, é uma oportunidade de ouro e um sonho. Foram muitos anos de dedicação, sofrimento e esforço. Creio que Deus me abriu uma porta gigante, onde fui feliz e as coisas aconteceram. Estava na hora e no lugar certo”, pontua.
A estreia de Cristian pelo Penafiel deve ser no domingo, contra o Arouca, quando a equipe estreia na segunda divisão do Campeonato Português. Vivendo um momento único na carreira, o volante revela que seus pais tiveram papel fundamental para sua continuidade no futebol. “Agradeço a Deus por tudo e a todas as pessoas que fizeram parte deste processo. Principalmente aos meus pais, Iara e Cláudio, que em um momento difícil, que pensei em desistir do futebol, me deram todo apoio e carinho, confiando e acreditando no meu potencial”, completa.
Duda assina por dois anos com clube da elite búlgara
Após ficar dois meses na Portuguesa, de São Paulo, o lateral-direito Duda terá sua primeira experiência no Velho Mundo. Nesta segunda-feira, o montenegrino assinou contrato de dois anos com o Dunav Ruse, da Bulgária. A oportunidade de jogar no Leste Europeu surgiu a partir de uma cláusula no contrato da equipe paulista, que obrigava o clube a liberá-lo se surgisse uma proposta do exterior, como aconteceu nos últimos dias.
“É uma vitrine muito boa. Minha expectativa é grande por causa disso. Todos os jogos são televisionados, é um campeonato bom de se jogar, primeira divisão europeia. Estou bem feliz, a estrutura do clube é muito boa”, declara.