A criançada do Maternal II A da Emei Emma Ramos de Moraes aproveitou o domingo de sol para botar a mão na terra no Parque Centenário. Como parte do projeto desenvolvido durante o ano na escola, os alunos e professores instalaram o “Trenzinho de Plantas” no parque, próximo ao totem “Eu amo Montenegro”.
A turma tem 31 estudantes, com idade média de três a quatro anos, sob regência da professora Fabiana Heldt, com auxílio dos assistentes Isabel Henz e Juliano Nunes. “Nada se faz sozinho”, afirma a professora. Ela conta que a ação teve ajuda dos colegas e dos pais das crianças. O entalhe do trenzinho, por exemplo, foi feito pelo pai de um aluno. Além disso, os pais levaram os pequenos até o parque para conhecer o local e pra desenvolver as atividades. “A gente mostrou várias fotos do parque na sala para as crianças. Também pedimos para os pais trazerem eles ao parque. Vários pais trouxeram e nós fizemos uma maquete daqui, junto com as crianças”, relata Fabiana.
A maquete foi montada ainda quando o chafariz do lago não funcionava e, para a surpresa da turma, ele começou a funcionar novamente enquanto o trabalho estava sendo desenvolvido. “Quando eles vieram visitar, voltou a funcionar. Então nós tivemos que fazer o nosso funcionar também. O Juliano, que trabalha conosco, quebrou a cabeça e conseguiu fazer com que nosso chafariz funcionasse”, conta a professora. “A gente foi trazendo o parque Centenário para dentro da escola ao longo do ano. Agora, a gente montou o trenzinho porque queríamos deixar uma marca no parque também”. Além do trenzinho, símbolo da escola, foram instaladas plaquinhas pelo parque, incentivando os visitantes a amarem e cuidarem do local.
Participação dos pais
À frente da direção da escola desde setembro, Eliane de Quadros Fernandes destaca a integração entre os educadores, os pais e as crianças no projeto “Ema desvendando as belezas de Montenegro”. Além do Maternal II A, todas as outras turminhas trabalharam pontos turísticos da cidade, como forma de conhecer e valorizar os encantamentos que o município tem.
“Eu posso dizer que eu estou encantada com o trabalho, com o envolvimento desses pais na escola e com esse envolvimento entre professor e assistente sem diferença”, afirma. “Num domingo, todo mundo se prontificou em vir e fazer as coisas. Isso de eles (crianças) estarem aqui com os pais, isso vai marcar a vida deles e eles passarão para os filhos deles. Só tende a trazer coisas boas”.