Cresce a mobilização pela extensão da BR-448 até Portão

MOVIMENTO teve audiência pública e lançamento de Frente Parlamentar

Lideranças da região estão mobilizadas pela extensão da BR-448 até o Vale do Caí. Uma audiência pública aconteceu na noite da última segunda-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Portão, com o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Extensão da chamada Rodovia do Parque. O objetivo é garantir a obra em um trecho de mais 18 quilômetros, desde Esteio até a ERS-240 em Portão.

O plenário da Câmara ficou lotado, sendo apresentadas etapas do projeto. Para o deputado-federal Lucas Redecker (PSDB), proponente do encontro, a extensão da rodovia é uma necessidade antiga, principalmente para desafogar o trânsito de veículos da BR-116, beneficiando os Vales do Caí, Sinos e a Serra. Para o Vale do Caí vai facilitar ainda mais a ligação com a Região Metropolitana.

Com recursos garantidos de R$ 6,3 milhões da bancada gaúcha de parlamentares, já está em andamento à elaboração do projeto, com previsão de ficar pronto ainda neste ano, mas podendo ser prorrogado o prazo até 2024. Após, deverá ser feita a licitação para a obra, que já tem previsão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

A audiência pública em Portão foi organizada pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, tendo a participação também dos deputados Issur Koch, Adolfo Brito, Joel Wilhelm e Guilherme Passin, todos do PP. Presidente da comissão, Joel Wilhelm falou da importância da obra na vida dos moradores e do desenvolvimento do Estado. E o presidente da Frente Parlamentar pela Extensão da BR-448, na Assembleia Legislativa, deputado Issur Koch, pediu uma manifestação do DNIT, que não esteve representado na audiência pública, sobre o percurso por onde vão circular cerca de 40 mil veículos ao dia.

O estudo original do traçado da extensão da BR-448 está sendo reavaliado porque anteriormente tinha a finalidade de passar próximo do novo aeroporto internacional, chamado de 20 de setembro, que seria construído entre Nova Santa Rita, Portão e Capela de Santana. Com a ampliação e concessão do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a construção de um novo aeroporto foi postergada. Para reduzir custos e tempo, o trajeto está sendo refeito.

No trecho do Vale do Sinos deverá ter cerca de quatro quilômetros de pista elevada para evitar um maior impacto ambiental e não represar as águas do rio. O novo trajeto seria mais reto, com menos curvas e atingindo menos propriedades. Mesmo assim é uma obra muito grande, de cerca de R$ 1,67 bilhão, com previsão de construção de cerca de três anos.

Atualmente a BR 448 vai do entroncamento com a BR-116, em Sapucaia do Sul, até a BR-290, em Porto Alegre, com extensão de 22 quilômetros, entregues em 2013. Além do prolongamento até Portão, já se cogita a extensão da BR-448 até Caxias do Sul, com mais 82,6 quilômetros. Seria um terceiro trecho, desde Portão, ligando com a RS-452, RS-453 e BR-116, na Serra. O investimento neste terceiro prolongamento seroa muito maior, de cerca de 8 bilhões de reais, mas ainda não tem projeto e previsão de execução.

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