Procedimento está em fase de teste durante esta semana, antes de se tornar efetivo
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Montenegro mudou a maneira de acolher e atender pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. O novo método, em funcionamento desde essa terça-feira, 5, é coletivo e otimiza o serviço prestado, realizado individualmente sempre que solicitado.
De acordo com o Cras, a acolhida é o processo de contato inicial com o centro, quando ocorre a escuta qualificada das necessidades e demandas trazidas pelas famílias. Nesse momento, os profissionais apuram se é preciso iniciar ou continuar com o processo de acompanhamento familiar, bem como a necessidade de encaminhamento de usuários para acesso aos benefícios outros serviços públicos e sociais.
No mês de fevereiro, serão ofertados horários de acolhida coletiva, como um processo de adaptação ao novo formato de recepção inicial das demandas espontâneas. Por enquanto, os atendimentos ocorrem na quinta-feira, dia 7, às 9h, 10h30min, 13h30min e 15h.
Uma equipe técnica do Cras, composta por um assistente social, uma psicóloga e um terapeuta ocupacional faz o acolhimento coletivo. Mais informações podem ser obtidas diretamente no CRAS, na rua La Salle, 09, bairro Municipal, ou pelo telefone 51 3649 1110.