Cpers e lideranças partidárias discutem mobilização para manter Uergs em Montenegro

A possibilidade de transferir os cursos de Arte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a Uergs, para Porto Alegre mobiliza a comunidade montenegrina, alunos, ex-alunos e lideranças para a permanência da instituição na cidade do Vale do Caí. A proposta de transferência, feita pelo governo do Estado, é levar a Uergs para a estrutura da Cientec em Porto Alegre.

Reunidos na tarde desta sexta, 17, lideranças do PDT, PT e Cpers  discutiram a organização e a mobilização para impedir a transferência da Universidade, importante para a comunidade regional. A agenda já tem mobilização. A primeira é a realização de um abaixo-assinado circula da internet, assine através do link: https://www.change.org/p/magnifico-reitor-leonardo-alvim-beroldt-da-silva-pela-permanencia-da-uergs-em-montenegro e pede a assinatura para a Permanência da UERGS em Montenegro.

Além disso, está marcada reunião na Câmara Municipal, chamada pelo vereador Rodrigo Correa (PDT) e seu mandato coletivo, para discutir a situação da Universidade e a possível doação, pelo Executivo, de área para a instalação da Uergs no município. Também está sendo organizado um ato na Praça Rui Barbosa, ainda sem a data divulgada e foram propostas conversas com a comunidade e contato com lideranças estaduais fazem parte da mobilização.

Instituição importante para a região

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul atende a 46 municípios do Vale do Caí, do Vale do Taquari e Serra. Além dos quatros cursos de graduação, oferece Curso de Pós-Graduação em Educação Musical para professores da Educação Básica, promove cursos gratuitos de extensão para a comunidade e oportuniza exposições de Artes.

São ofertadas por ano 100 vagas para cursos de graduação e 25 vagas para professores do ensino básico em pós-graduação, tudo gratuito. A Uergs oferece, ainda, cursos extensivos para comunidade em geral. São mais de 450 estudantes que têm acesso simultâneo aos cursos oferecidos pela instituição, em Montenegro.

Últimas Notícias

Destaques