Com 1.100 doses da AstraZeneca/Oxford disponíveis, imunização do novo grupo teve início nos postos de saúde da cidade
Alívio foi uma das palavras mais ditas nesta terça-feira, 4, em Montenegro. Isso porque teve início a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades. Estão inclusos nesse primeiro grupo pessoas de 55 a 59 anos que tenham alguma das comorbidades abrangidas, além de pessoas com síndrome de down, doenças renais crônicas (em diálise) e gestantes e puérperas (com comorbidades) a partir dos 18 anos.
O casal Luiz Carlos Amaral e Silvia Amaral, ambos com 56 anos, foram juntos a Secretaria da Saúde garantir a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Luiz que tem diabetes foi o primeiro a receber, e logo após foi a vez da esposa, que comemorou o momento. “Veio para acalmar um pouco mais, dar um alívio pra gente”, declara Silvia.
Silvia contraiu o vírus no início da pandemia, e relata que foi um momento difícil. “Eu não precisei internar, mas tive que tomar dois tipos de antibióticos, deu pneumonia dupla”, fala. Há um mês, ela perdeu o irmão para a Covid-19, mas diz estar feliz por ter recebido o imunizante e agora estar protegida.
“Graças a Deus” exclamou Maria Lúcia de Souza, 56 anos, após receber a primeira dose do imunizante na UBS Centro. Com hipertensão, Maria pensava que só receberia o imunizante depois, por idade, mas através das redes sociais veio essa surpresa. “É uma sensação de vida, porque a gente está sempre angustiado, ainda mais quem tem problema, mas graças a Deus agora aliviada”, completa.
Para o município já foram disponibilizadas 1.100 doses da AstraZeneca/Oxford, e nesta terça-feira, 4, devem chegar mais 2.585 doses para este grupo, de acordo com a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Para receber a vacina, os pacientes com comorbidades devem ir até sua unidade de referência (o posto de saúde mais próximo de sua casa). Eles devem estar munidos de cópias da Carteira de Identidade com CPF ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de residência. Também será necessário apresentar um comprovante da doença, como laudo, receita de medicamentos de uso contínuo ou atestados médicos.
Idosos com mais de 60 anos que, por algum motivo, não buscaram ainda a primeira dose, têm duas opções: podem ir ao drive-thru do Parque Centenário, das 8h ao meio-dia, ou aos postos de saúde a que estão referenciados para receber o imunizante. O drive-thru do Parque Centenário seguirá em operação com a aplicação da segunda dose da Oxford/Fiocruz para quem recebeu a primeira injeção há 90 dias.
Quem está no grupo de comorbidades a ser vacinado agora:
Pessoas de qualquer idade, a partir de 18 anos, que tenham:
– Síndrome de Down
– Doenças renais crônicas (em diálise)
– Gestantes e puérperas (com comorbidades)
Pessoas de 55 a 59 anos que tenham:
– Diabetes
– Hipertensão
– Câncer
– Pneumopatias
– Doenças coronarianas
– Imunossuprimidos
– Doenças renais
– Doenças cardiovasculares
– Hemoglubinopatias
– Obesidade (grau 3)
– Cirrose hepática
– Deficiência Permanente e que estejam cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Onde se vacinar em Montenegro:
- ESF 1 GERMANO HENKE – das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h
- ESF 2 ESPERANÇA – das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h
- ESF 3 INDUSTRIAL – das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h
- ESF 4 SANTO ANTONIO – das 8h às 18h
- ESF 5 CENTENÁRIO – das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h
- ESF 6 TIMBAUVA – das 8h às 18h
- ESF 7 CENTRO – das 8h às 21h