O avião trazendo ao Brasil os 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 está previsto para pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 17h30min desta sexta-feira, 22. A aeronave da companhia Emirates saiu de Mumbai, na Índia, na quinta-feira, 21, com a carga de vacinas da AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Serum. Segundo o Ministério da Saúde, as doses foram compradas para dar continuidade à vacinação dos brasileiros de forma simultânea e gratuita.
A carga passará pelos trâmites alfandegários e, após, será colocada em uma aeronave da companhia aérea Azul com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. As doses ficarão armazenadas no depósito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) antes de serem enviadas aos Estados e Municípios. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, irão acompanhar a chegada das vacinas no local.
Os dois milhões de doses da AstraZeneca/Oxford se juntam aos 6 milhões da CoronaVac, vacina importada pelo Instituto Butantan. Os dois imunizantes tiveram aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil.