Covid-19: CIS-Caí tentou compra direta de vacinas

Integrado por 28 Municípios do Vale do Caí e regiões adjacentes, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí (CIS-Caí) consultou uma representante do laboratório AstraZeneca, que produz uma vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, sobre a possibilidade de compra do imunizante para os entes associados.

O questionamento, feito por ofício, aponta que o CIS-Caí atende uma população de cerca de 300 mil habitantes e destaca, ainda, que houve questionamento por parte de prefeitos sobre a possibilidade da compra de vacinas contra a Covid-19 via consórcio. O documento foi enviado à representante do laboratório em 19 de janeiro.

Como resposta ao ofício encaminhado, o consórcio foi informado pelo laboratório que, neste momento, a produção para abastecimento do mercado público foi contratado pela Fiocruz, que, por sua vez, fará o atendimento das necessidades por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o presidente do CIS-Caí e prefeito de Salvador do Sul, Marco Aurélio Eckert, o consórcio segue acompanhando os movimentos de mercado da vacina. “Se houver possibilidade e abertura (de compra), com certeza, o consórcio vai buscar”, afirma. Ele salienta que a entidade segue atenta às novas orientações e possibilidades, bem como observa as ações dos governos Federal e Estadual no que tange o assunto vacina.

Últimas Notícias

Destaques