A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) afirma ter o máximo cuidado com a água distribuída, contribuindo para o bem-estar e a saúde da população nos 317 municípios gaúchos onde atua. Para que os padrões de potabilidade sejam atingidos, a Companhia adota processos e procedimentos consagrados no tratamento de água, os quais resultam em barreira contra variados tipos de contaminação hídrica.
Além disso, a Corsan realiza monitoramento da água em todas as fases de tratamento, desde a captação até a distribuição. São efetuadas análises horárias na água captada, bem como análises intermediárias no processo de tratamento, o que permite que sejam feitos ajustes aos parâmetros de tratamento. Nos sistemas abastecidos por mananciais subterrâneos, são analisadas amostras na saída do tratamento diariamente.
Os testes realizados seguem a normativa do Ministério da Saúde (Portarias nº 05/2017 do GM/MS nº 888/2021 e 2472/2021). É o Ministério da Saúde que estabelece o padrão de potabilidade, isto é, o conjunto de valores permitidos para cada um dos indicadores utilizados para comprovar a qualidade da água destinada ao consumo humano.
Com base na normativa nacional, a Corsan faz monitoramento permanente, que abrange desde a captação da água in natura (água bruta), o processo de tratamento, seguindo até a rede de distribuição, onde culmina na entrada de água no imóvel do usuário.
Para realizar esse trabalho, a Companhia tem uma estrutura especializada, composta de 336 laboratórios. Além dos testes diários feitos em todas essas unidades, a Corsan conta ainda com o Laboratório Central, localizado em Porto Alegre, acreditado pelo Inmetro segundo os critérios da ISO 17025, que garante sua competência técnica. Essa rede de monitoramento confere segurança para o processo de tratamento, pois permite atuar de forma preventiva ou corretiva caso seja observada alguma alteração.
O padrão de potabilidade da água servida pela Corsan também é fiscalizado externamente. As Vigilâncias Sanitária Municipal e Estadual realizam inspeções no Sistemas de Abastecimento de Água da Companhia, a partir das quais produzem os Relatórios de Inspeção Sanitária. Além disso, todos os resultados do monitoramento realizado pela Corsan são constantemente disponibilizados para os órgãos fiscalizadores dos municípios e do Estado, e alimentam o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que é um instrumento do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).
Com esses protocolos, a Corsan garante a qualidade da água que trata e distribui. Contudo, a companhia destaca a importância da população fazer sua parte, evitando usar fontes alternativas de água sem certificação de controle e também higienizando os reservatórios domésticos a cada seis meses. Se este não estiver limpo e desinfetado, a água que passar por ele também poderá se contaminar, ficando impróprio para o consumo.
Opte sempre por se informar em fontes confiáveis, que podem ser facilmente contrastadas e verificadas.
A população pode ter acesso de forma clara e transparente às informações sobre a qualidade de água e sobre o controle de qualidade. Os dados estão disponíveis no site da Corsan, na fatura de serviços recebida pelos clientes e também no portal brasileiro de dados abertos.
Sempre que verifiquem alterações na qualidade da água, os usuários devem entrar em contato com a Companhia, para que a equipe técnica possa tomar as providências necessárias. O serviço de Verificação de Qualidade da Água no imóvel deve ser solicitado por meio dos seguintes canais de relacionamento 24 horas: Unidade de Atendimento Virtual em www.corsan.com.br, App Corsan ou 0800 646 6444.