O Ginásio Gigantinho foi o local escolhido para a solenidade de formatura do Corpo de
Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Com honras militares e banho de batismo, a formatura do Curso Básico de Administração Bombeiro Militar (CBA) e do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP) ocorreu na manhã desta sexta-feira, 17. Na cerimônia, o governador Eduardo Leite assinou o ato de promoção dos servidores formados.
Foram 25 formandos no CBA, com a conclusão do curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento de Emergências e Defesa Civil, que habilitou os sargentos do CBMRS a desempenhar as funções do posto de tenente bombeiro militar. Já o CTSP, com a conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Coordenação de Atividades de Bombeiro Militar, qualificou terceiros sargentos e soldados a desempenhar as funções de 2º sargento bombeiro militar.
A Academia de Bombeiro Militar (ABM) do CBMRS realizou em 1° de agosto o exame intelectual do processo seletivo interno para o CBABM e CTSP. O anúncio da autorização para abertura das seleções foi feito em maio. Na mesma ocasião em que foram publicadas as promoções de 1.797 servidores da Brigada Militar, do CBMRS, do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil (PC). No total, foram 2.452 vagas nas seleções que permitem o avanço nas carreiras militares da Segurança Pública estadual, valorizando a tropa.
O comandante-geral do CBMRS, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, destacou a importância da qualificação da tropa e os sacrifícios enfrentados pelos militares para se manterem atualizados. “Não é apenas se qualificar, é estudar, abdicar de momentos com a família, cumprir horários de serviço, atender ocorrências, entre outras funções de um bombeiro militar. A dedicação dos senhores é exemplar e muito me orgulha ver sua coragem e abnegação”, enfatizou o comandante-geral do CBMRS.