Apesar de não haver aceleração do ritmo, os casos confirmados de contaminação pelo novos Coronavírus seguem avançando no Rio Grande do Sul. Nesta manhã de quinta-feira, dia 16, o Boletim Diário do Covid-19, da Secretaria de Saúde do Estado, aponta 762 casos em 91 municípios. Agora são 19 mortes no território gaúcho, uma letalidade de 2,5%, considerando os doentes confirmados. Especialistas atestam que a baixa aplicação de exames torna os resultados subnotificados.
A vítima recente é um homem de 63 anos, morador de Bento Gonçalves, na Serra, que esteve internado desde 13 de março no Hospital Tacchini. O paciente havia viajado recentemente ao Paraguai e sofria de pneumopatia crônica. Porto Alegre segue concentrando a maioria dos casos, com 346 pacientes testados positivos, e com oito mortes. No Interior, as cidades que mais tiveram casos são Caxias do Sul, com 36; Bagé, 28; Passo Fundo, 27 e Novo Hamburgo, que tem 26 casos.
No Vale do Caí, Harmonia concentra quatro dos nove casos confirmados (87% de incidência em 100.000 habitantes). O estado teve 103 novos casos em uma semana. Entre as faixas etárias contaminadas, a maioria dos doentes tem entre pessoas de 30 a 69 anos; todavia a maioria das mortes (16) ocorreram com pacientes entre 60 e 80 anos ou mais.