Copa União reúne atletas de várias cidades e apaixonados pelo ciclismo

Etapa montenegrina teve a participação de cerca de 100 competidores

Organizada pela Liga Riograndense de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Montenegro, a terceira etapa da Copa União de Ciclismo reuniu competidores de vários cantos do Estado no último domingo, 6, em Montenegro. Com duelos eletrizantes e muita emoção nas voltas decisivas, o evento teve disputas em 22 categorias (entre speed, mountain bike e handbike) e participação de aproximadamente 100 atletas.

A prova montenegrina foi a terceira do ano. Em janeiro, Imbé e Campo Bom sediaram as primeiras etapas da Copa União de 2022. O próximo evento ocorre em Araricá, dia 20 de fevereiro. “Muitas famílias participam, pai e filhos… O pessoal vem e passa o dia aqui acompanhando as disputas. Graças a Deus, hoje (domingo) fez um dia bonito”, ressalta Eduardo Kohlrausch, organizador do evento.

Alex Motta, de Caxias do Sul, competiu na cat. Elite

A integração é uma das características da Copa União. Na etapa de Montenegro, além dos ciclistas locais, atletas de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Teutônia, Caxias do Sul, Estrela, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Triunfo, Tramandaí e Osório participaram do evento. Alex Motta veio de Caxias do Sul para competir na categoria Elite. “Sou da categoria Máster, mas me inscrevi na Elite. Costumo dizer que, se é para brigar, tem que brigar com os mais fortes. Fazia dois anos que não competia, então a ideia é pegar ritmo para voltar a correr a nível estadual”, declara.

Logo nas primeiras horas da manhã, Fernando Colling pegou sua bike e saiu de sua cidade, Bom Princípio, para treinar. Depois do exercício, fez uma pausa em Montenegro, para acompanhar de perto a etapa da Copa União. “Não sou muito de competir, mas esse ano vou disputar um evento de mountain bike. Eventos como esse servem para termos uma base. Durante a semana, acordo às 4h30min para treinar, e isso deixa o meu dia bem mais produtivo”, pontua.

O ciclismo foi uma virada de chave na vida de Fernando. Há sete anos, o atleta estava com sobrepeso e precisou tratar uma hérnia de disco. “Precisava fazer algo para mudar minha vida, e mudei muita coisa. Pesava 108 kg, hoje estou com 79 kg. Tive um ano muito difícil em 2021, tive Covid, perdi meu pai… Comecei a treinar mais, dificilmente pedalava em domingo, e hoje é um hábito”, acrescenta.

Integrante da equipe Bike Brasil – líder da Copa União até a etapa montenegrina –, Davi Schneider de Oliveira, de Lajeado, participou do evento junto com o filho João Victor, de apenas 8 anos. “A gente começa a pedalar e direciona tudo para a bike, é algo natural. Ele (João Victor) treina três vezes por semana, e quer chegar ao nível mais alto”, destaca Davi.

Capitão da Bike Brasil, Arizelmar da Silva afirma que este ano a equipe vai em busca do título, que bateu na trave em 2021. “Ano passado fomos vice, e esse ano queremos ser campeões”, diz.

Últimas Notícias

Destaques