Copa Prime reúne mais de 750 atletas em Montenegro

JIU-JÍTSU. Ginásio do Sesi esteve lotado durante toda a etapa

No último domingo, 18, Montenegro foi a Capital Gaúcha do jiu-jítsu. Em um dia mais que especial para os apaixonados por artes marciais, o ginásio do Sesi recebeu mais de 750 atletas para a disputa da 6ª etapa da Copa Prime de Jiu-Jítsu. A competição estadual foi marcada pela presença de familiares e amigos dos praticantes do esporte, que compareceram em grande número para torcer e prestigiar as disputas.

O público diversificado, vindo de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, movimentou a cidade e contribuiu para o fortalecimento do turismo local. Os combates foram acirrados e demonstraram o alto nível técnico dos competidores. Felipe Bernardes veio de Porto Alegre para prestigiar a colega Júlia Oliveira, da equipe Império da Luta. “Primeira vez em Montenegro, estou gostando bastante da competição. A Copa Prime é tradicional pelo bom atendimento e pela qualidade do torneio”, exalta.
A atleta montenegrina Simone Barreto, da equipe Aliance, foi vice-campeã na etapa de domingo, na faixa azul. Ela destacou o fato de lutar em casa. “Foi a minha primeira participação na faixa azul da Copa Prime deste ano. Infelizmente fiquei em segundo, mas foi uma baita experiência, minha adversária era muito forte. É diferente lutar ‘em casa’, porque vem os familiares e os amigos para torcer. A gente fica um pouquinho mais nervosa, porque queremos mostrar o melhor, mas é legal ter esse aconchego da família”, declara.

O lutador Bruno de Almeida veio de Bento Gonçalves para a competição. “Não costumo participar da Copa Prime, mas como essa etapa ocorreu em Montenegro, resolvi vir, conhecer a cidade. É mais perto de Bento para nós (em relação a Porto Alegre). Comecei no jiu-jítsu há três anos e luto normalmente na CBJJ. Estou liderando a máster 1 da faixa azul e quero manter a primeira posição do ranking até o fim do ano”, frisa.

O prefeito Gustavo Zanatta também esteve no ginásio do Sesi para prestigiar as disputas e explicou que, como a Copa Prime não foi um evento organizado pela Administração Municipal, não havia possibilidade de cancelar a etapa. “Como são movimentos que não são nossos, muitas vezes as pessoas não entendem. Aqui foi uma empresa que realizou o evento, uma etapa que já tinha todos os atletas inscritos com antecedência, atletas de Santa Catarina, Paraná e até do Uruguai. Não havia como cancelar o evento”, frisou.

Zanatta enalteceu a organização da sexta etapa da Copa Prime, que teve apoio da Prefeitura Municipal. “Dentro da situação que estamos vivendo, há algumas coisas que continuam com data marcada. Muitos atletas de fora do Estado e até do país aqui no ginásio, em um grande evento. Estrutura adequada e muito bonita”, acrescentou.

O vice-prefeito Cristiano Braatz acompanhou Zanatta e destacou a importância de colocar Montenegro no mapa dos grandes eventos esportivos. “Estamos presenciando atletas de diversas partes do Estado e do país. O ginásio está lotado, com equipes e atletas de vários lugares. Também temos que valorizar esses momentos”, complementou.

Simone Barreto exaltou o fato de lutar em casa, com apoio de familiares e amigos

Lutadores locais brilham em casa

Com o apoio da torcida montenegrina, muitos atletas da cidade fizeram bonito nos tatames. Lutadores das equipes Pinto BJJ, Virtue e Aliance Montenegro brilharam e empilharam medalhas nessa etapa local. A Virtue teve todos os 39 atletas que participaram no pódio da competição. Foram 10 medalhas de ouro, 14 de prata e 15 de bronze.

Com 72 competidores no evento, a equipe Pinto BJJ foi uma das grandes destaques do domingo, com 34 medalhas de ouro, 25 de prata e 24 de bronze. Com os resultados, a academia montenegrina foi a campeã por equipes na categoria Máster, vice-campeã no Adulto e terceiro lugar no Kids. “Foi fantástico, ginásio lotado o dia inteiro, só luta boa. Os melhores do Estado lutando, todo mundo feliz, as famílias torcendo. A gente fez história. Foi o primeiro evento de muitos. O feedback da organização foi o melhor, todo mundo adorou o ginásio, a cidade. Foi perfeito”, enaltece Luciano Pinto, atleta e professor da academia Pinto BJJ.

Entre os destaques de sua equipe, Luciano citou o pequeno Murilo Viana, campeão no Kids (sub-8), vencendo por finalização as duas lutas disputadas. Márcio Rodrigues conquistou sua primeira medalha de ouro na faixa preta. Seu filho Davi Rodrigues também foi campeão. “O Davi está em grande momento e vem numa sequência de vitórias, invicto no ano”, ressalta Luciano.

Outro atleta da Pinto BJJ que vive ótima fase é Tiago Weschenfelder, que conquistou seis medalhas de ouro seguidas nas últimas três etapas. Elizeu dos Santos também faz grande Copa Prime e teve ótimo desempenho no último domingo. “Tivemos diversas estreias, as meninas Vanessa Francisco, Ana Wollmann, Maira Mattos e a Gabriela Casado lutaram muito”, completa Luciano.

Etapa montenegrina reuniu centenas de atletas e teve grandes disputas no ginásio do Sesi

Últimas Notícias

Destaques