O Grêmio joga com o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro 2018, sábado, 16h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, com um time misto. Ontem mesmo cinco atletas da transição embarcaram para a Capital fluminense. Essa preservação de titulares será possível por quê o jogo de volta contra o Goiás pelas oitavas de final da Copa do Brasil, dia 9 de maio (quarta-feira), na Arena, deverá ser um amistoso, depois do Grêmio ter praticamente encaminhado sua classificação na noite de ontem. O primeiro tempo da partida, no Estádio Serra Dourada, foi morno, com um Goiás sem capacidade de atacar e o Tricolor Gaúcho tocando a bola para tentar vencer a marcação do adversário.
Mas o segundo tempo reservava emoções, quando foi confirmado o placar de 2 x 0; etapa marcada pela ousadia do técnico Renato que chegou a tirar o zagueiro Kannemann para colocar o centroavante André ao lado de Jael. O primeiro gol foi marcado por Everton, após receber dentro da área, se livra de dois marcadores e chutar sem chances para Marcelo Range. O segundo gol foi anotado por Luan, cobrando pênalti sofrido por ele mesmo. A tranquilidade deve permitir que Renato Portaluppi também escale time misto na partida de volta com os goianos, definindo a classificação às quarta de final.
O jogo marcou a aproximação de Luan do ídolo Renato na história de maiores artilheiros do Grêmio: Renato tem 74 gols e Luan alcançou os 64. Faltam 10! Outro recorde interessante foi alcançado pelo arqueiro Marcelo Grohe, que nesta quarta-feira alcançou 743 minutos (oito jogos) sem tomar gol. O goleiro do Grêmio se aproxima de sua melhor marca na carreira, alcançada em 2014, quando ficou 803 minutos sem deixar a bola entrar.