Com quase 75 anos de trajetória, a Cooperativa de Laticínios General Neto, no município de Barão, no Vale do Caí, recebeu o certificado que formaliza a sua inclusão no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS). O documento permite a comercialização de seus produtos, entre eles o queijo Duplex, em todo o Estado; e com a possibilidade de a inspeção sanitária ser feita pelo próprio município e não mais pelo Governo do Estado por meio da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa).
A confirmação chegou na última sexta-feira, dia 21, em cerimônia simbólica que respeitou o o distanciamento social da pandemia de Covid-19, com a presença de autoridades. “A principal mudança nesse contexto é o fato de que, agora, não se trata apenas de uma fiscalização, muitas vezes alheia à realidade da cooperativa”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Edmundo Oderich. A partir da adesão, essa fiscalização ocorrerá com interesse em ver o empreendimento funcionando e avançando, e pensando soluções para os desafios.
Atualmente, a cooperativa General Neto conta com mais de 100 associados, dos quais cerca de 40 entregando, diariamente, oito mil litros de leite que são processados pela entidade. “A inclusão no Susaf é um estímulo para que continuemos na atividade e para que pensemos em sua expansão”, destacou o gerente Milton Neumeister. Na ocasião, a General Neto também recebeu o documento que a inclui no Programa Estadual de Agricultura Familiar (Peaf).