Através do programa “A Casa é Sua”, do Governo do Estado, serão construídas seis unidades habitacionais populares pra famílias de baixa renda em Montenegro. A iniciativa é viabilizada por um convênio que está sendo encaminhado com a Prefeitura. O Estado entrará com R$ 324 mil; e o Município com R$ 97,2 mil. Os beneficiários, que vão receber os imóveis, já foram definidos seguindo critérios do programa: são três famílias com mulheres chefes de família, duas com pessoas com deficiência e uma com idosos.
“Nós realizamos um sorteio com base no nosso cadastro habitacional e ele foi acompanhado pelo Conselho Municipal de Habitação para garantia da lisura na escolha dos beneficiários”, explica a diretora de Habitação do Município, Mainara Kuhn. “Os sorteados foram convocados a comparecer na secretaria com documentos e realizar uma entrevista com a nossa assistente social. Os pareceres foram levados para deliberação junto ao conselho, que definiu os seis beneficiários finais.” A renda familiar dos escolhidos não podia passar de três salários mínimos mensais.
O foco do “A Casa é Sua” é promover a política habitacional de interesse social, implantando unidades habitacionais em lotes isolados, de particulares, garantindo o direito à infraestrutura e serviços integrados à cidade. As casas terão, no mínimo, 40 metros quadrados, com dois dormitórios, sala/cozinha, banheiro e área para tanque. Ficarão na rua das Bromélias, no bairro Estação. Ainda não há prazo certo para a entrega, que depende de trâmites licitatórios e da formalização do convênio, que dependia de autorização recebida da Câmara de Vereadores nessa quinta-feira, 24. O Governo Zanatta projeta ter tudo encaminhado em até novembro.