Conhecimento nas ondas da Rádio Augustinho

Estúdio é projeto de desenvolvimento humano e intelectual

Todas as manhãs de terças e quintas vai ao ar a Rádio Augustinho, com notícias e os sucessos musicais pedidos pela comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Ambrósio Rücker. Por enquanto, ainda em circuito interno e restrito ao ginásio, com retransmissão em grupo dos pais no WhatsApp; mas com grandes pretensões de expandir seu alcance, despertando jornalistas e comunicadores.

Este é mais um dos projetos de Ensino Complementar desenvolvidos no educandário da localidade São Pedro do Maratá, interior de Maratá; sendo que uma rádio, nas palavras da diretora Caren Cristine Heck, era sonho antigo. A implantação aconteceu pelas mãos do professor de Música Christian Miquéias Braum, que percebeu semelhança com as benesses dos ensinos da banda marcial, do canto coral e dos instrumentos.

Formando pela Uergs Montenegro em abril passado, ele trouxe do campus relatos positivos de colegas que usaram rádios escolares como método de aprendizado. Na Augustinho, cada transmissão é responsabilidade de dois locutores diferentes, que também devem procurar as notícias e sugerir entrevistados. Braum atesta que o resultado é perceptível nas aulas, com mais disciplina, colaboração e oralidade.

Todos serão locutores da Augustinho
O projeto da rádio tem inúmeros prós, como a ampliação do vocabulário, estímulo à leitura e melhora no conhecimento de mundo atual. Neste sentido, a diretora salienta a orientação para que usem fontes confiáveis e entrevistados que dominem a pauta. “Percebemos que estão mais atentos às notícias, estão mais curiosos, melhoraram sua crítica social; e este é o objetivo da Educação”, avalia Caren.

Diretora Caren e professor Braum estimulam os alunos a decidirem a programação

Neste momento, a Rádio Augustinho é realizada pelos alunos do 4º e 5º Ano, em contraturno da Escola Ludia Araújo Viegas, de Uricana.

Todavia, o projeto prevê que as turmas mais jovens, que hoje são a plateia, aprendam para realizar suas transmissões no final do ano letivo. O professor Braum revela que está sendo alinhada parceria com o Sicredi para ampliar a rede de transmissão por toda a escola.

Veículo rádio ainda está vivo
No último dia 29 aconteceu a quarta transmissão da Rádio Augustinho, que convidou a prefeita de Maratá, Gisele Schneider. A pauta das enchentes, causas e prevenção, dominou a entrevista; comandada pelos alunos do 5º Ano, Valentina Silveira, 11 anos, e Kauã Augusto de Azeredo, 10 anos.

“Gostei de saber um pouco mais sobre meu município, que está podendo ajudar outros municípios e que os bombeiros estão fazendo um bom trabalho”, comentou a locutora Valentina. Ela revelou que é ouvinte de rádio em casa, usando o equipamento Alexa. Seu colega de bancada, o locutor Kauã, tem uma ligação com o rádio por meio do avô, ainda que mais voltada à música do que ao jornalismo. “Ouço mais em casa e no carro também”, explica, ao concordar que o veículo ainda mantém sua credibilidade.

Sistema da Augustinho remete aos tempos das rádios com programa de auditório

Oficinas de Ensino Complementar
A Emef Augusto Ambrósio Rücker possui 83 alunos da Pré A ao 5º Ano, tendo completado 71 anos em 13 de março passado. No Ensino Complementar de contraturno promove oficinas da Banda Marcial, Canto Coral, Flauta Doce, Danças Alemãs, Língua Inglesa, Xadrez, Horta Escolar e Reforço Escolar.

Últimas Notícias

Destaques