Conhecida protetora dos animais, Bia morre aos 51 anos de idade

Márcia Beatriz Bastos, a Bia, foi encontrada morta por vizinhos, aos 51 anos, na casa em que vivia no bairro Rui Barbosa. Ela faleceu, segundo informações, após ter sofrido um infarto. Bia já tinha histórico de problemas no coração e, desde jovem, tinha ponte de safena.

Vizinha de Bia, Angela Rosário da Silva conta que ela foi encontrada por volta das 14h. É que a protetora costumava deixar a porta da residência aberta para a livre passagem dos 16 cães que tinha, atualmente, sob sua tutela no local. Foi como outra vizinha a enxergou sem vida. A própria Angela foi chamada e, enquanto aguardavam o Samu, já constatou o falecimento. O funeral está sendo organizado pela Funerária Vargas. O velório ocorre na Capela São João, nesta sexta-feira, 26, das 8h às 11h. O sepultamento será no Cemitério Municipal.

Bia atuava como protetora de animais – como era conhecida – desde 1998. “Ela deixava de comer para dar pros bichos. Era fora de sério”, conta Marco Antônio da Silva, também vizinho. É como Bia será lembrada. Além dos 16 que tinha na residência onde faleceu – o local lhe foi cedido por uma amiga após o incêndio que destruiu seu lar em julho do ano passado – ela tinha outros 10 animais no terreno antigo. Seu último salvamento foi na noite de terça-feira. Um cãozinho muito machucado que, segundo os vizinhos, pareceu saber o caminho do local onde teria acolhimento. “Era de noite, era com chuva. Ela dava a vida pelos animais”, completa Angela.

Em julho de 2020 a residência onde Bia vivia, então com mais de 40 animais, sofreu um incêndio e ela precisou dividir os cães em diferentes lares temporários. “O que eu perdi foi a minha família, não foi a minha casa. Tive que me separar dos meus filhos”, chegou a declarar Bia, na época, à reportagem do Ibiá. Houve uma grande mobilização popular para a reconstrução do espaço para que ela e os seus cães pudessem voltar para casa.

No ano passado, Bia concorreu a vereadora pelo PDT. Queria usar o cargo para intensificar a luta pela causa. Ficou de segunda suplente. “A Bia era a Bia. Não existia ninguém igual a ela”, destaca Clóvis Domingues, uma das lideranças do partido em Montenegro. A protetora, ele conta, estava em tratativas para formar uma ONG própria e, assim, poder fazer projetos e receber recursos governamentais. Por hora, uma voluntária vai levar os animais mais vulneráveis que estavam com Bia para os seus cuidados; mas ainda não se sabe o que serão feitos dos demais.

Comoção intensa nas redes sociais
Nas redes sociais, houve comoção e muitas publicações lamentando o falecimento da montenegrina. “Como eu torcia por ti Bia Protetora Dos Animais! Tanto na caminhada política, quanto na tua vida pessoal, onde tinha muito amor pelos animais. O que serão deles sem ti… Descansa em paz!”, afirmou um post. “Uma mulher guerreira que fazia de tudo pelos animais, deixava de comer pra dar pra eles. Lutava incansavelmente pelos bichinhos e contra o preconceito de muita gente. Você não será esquecida, seu legado aqui na terra não foi em vão. Descanse em paz na glória de Deus pai.” Dizia outro.

O prefeito Gustavo Zanatta também se pronunciou. “Ao tomar conhecimento da notícia, lamentamos muito o fato, porque reconhecemos nela uma dedicada defensora da causa animal e um exemplo de pessoa que, quando tem um objetivo na vida, perseguia-o sempre visando o bem comum”.

O Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) publicou uma nota de pesar em suas redes sociais, lamentando o falecimento de Bia. “Com pesar recebi a notícia do falecimento da jovem e amiga Marcia Beatriz Bastos, conhecida por todos como Bia, do município de Montenegro. Bia sempre foi muito sensível a causa dos animais, tinha o coração do tamanho do mundo e trabalhou incansavelmente no acolhimento e cuidado de animais de rua. Lembro de ela me contar que tinha 37 cães em sua casa, no bairro Centenário. Tinha muita força, muita garra e vontade de viver. Uma perda irreparável para quem a conhecia pessoalmente e também a seu trabalho. Que Deus a recompense lá no céu por todo o bem que fez aos animais.”

Últimas Notícias

Destaques