Neste domingo, 23, o projeto Conhecendo Montenegro terá mais uma edição. Desta vez, a caminhada será até o morro da Fortaleza. O passeio terá início às 8h30min, com saída dos participantes do Orquidário Moreira, na Estrada Cylon Rosa, na localidade de Fortaleza.
O percurso é de 6 quilômetros, com uma altimetria de 220 metros, considerada de nível médio. Conforme o diretor de Turismo, Jaime Büttenbender, o percurso entre o morro da Fortaleza e o local conhecido como Cruz das Almas, marca um importante fato histórico, durante a Revolução Farroupilha. No local, em 13 de julho de 1837, 150 Farrapos, comandados pelo capitão Joaquim Alves Fanfa, tiveram seu acampamento denunciado por moradores. O Império, então, deslocou o batalhão do coronel Gabriel Gomes Lisboa. Dezenas de farrapos e imperialistas foram mortos.
Os visitantes também terão opção para almoçar, mediante reservas que podem ser feitas com João Moreira, pelo fone 51 99751 6532. Mais informações sobre o passeio podem ser obtidas com Jaime, pelo fone 51 98455 9654.