O desenhista Paulo Henrique dos Santos, que trabalha com animação há sete anos, criou o desenho animado Min e as Mãozinhas, feito totalmente em Libras. O desenho é veiculado no Youtube e o objetivo é atingir as crianças com surdez.
Hoje, estima-se que o Brasil tenha quase dez milhões de surdos. A proposta é que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) seja disseminada e popularizada através dos vídeos. Segundo Paulo, a ideia surgiu após tentar se comunicar com uma pessoa surda sem conseguir.
Cada episódio do Canal Min e as Mãozinhas ensina alguns sinais em Libras. O público-alvo são crianças de seis a oito anos. Muitas das mensagens no primeiro episódio são de pais e mães de criaças surdas, agradecendo pela iniciativa.
Atualmente, Paulo Henrique busca patrocínio para o canal, para que, assim, consiga lançar mais 13 episódios para a primeira temporada. O criador lançou uma campanha de financiamento através do site Apoia.se, onde podem ser realizadas doações a partir de R$ 10. O valor de produção de cada episódio (R$30.000 por episódio) será para pagar todo o trabalho de roteiro, cenário, animação, edição, professores de Libras, intérpretes e músicos.
Veja o primeiro episódio: