Passeios em trilhas e Museu podem ser agendados gratuitamente por famílias e escolas
As férias de julho podem ficar mais divertidas caso você goste e esteja disposto a curtir um passeio pela floresta, onde habitam 1.623 espécies de animais e 1.426 de plantas. No entorno do complexo do Polo Petroquímico está localizada a Estação Ambiental Braskem, com 68 hectares a serem explorados pelos visitantes de qualquer idade. Mediante agendamento, escolas também são recebidas.
O local, predominantemente verde, recebe entre 200 e 300 visitantes por mês. A bióloga Sabrina Spindler é responsável por guiar o passeio e oferecer explicações detalhadas. Símbolo do espaço, a Casa Rosada foi construída na década de 1930 e hoje abriga o Centro de Recepção.
Conforme Sabrina, crianças e adultos aprendem sobre o consumo consciente, fabricação do plástico normal e verde e reciclagem desses materiais. “Temos capacidade para atender 50 pessoas por turno e trabalhar com eles a educação ambiental. Com os alunos menores a gente aborda assuntos de forma lúdica na sala infantil. Aos maiores, mostramos os processos produtivos na indústria petroquímica e tratamos sobre sustentabilidade”, explica a bióloga.
Dentro da Casa Rosada também está o Museu de Ciências Naturais, montado pela Fundação Zoobotânica, que taxidermizou 80 espécies de animais encontrados na região. Nas vitrines estão painéis explicativos sobre a evolução das espécies, ciclos da natureza, cadeia alimentar e curiosidades sobre os animais expostos.
Escolas de Montenegro, Triunfo e Nova Santa Rita estão aptas a participar do projeto de educação ambiental da Braskem. As instituições de ensino podem usufruir de transporte gratuito até a Estação Ambiental, com agendamento. Os demais municípios também podem realizar a visita, mas precisam arcar com o transporte. “Recebemos além das escolas, universidades e estudantes de cursos técnicos”, reforça Sabrina. A visitação é gratuita pelo parque.
Fauna e flora monitoradas
Desde a década de 1980 a fauna e flora da região do Polo são monitoradas a fim de perceber o equilíbrio do meio ambiente nas áreas próximas à produção petroquímica. Segundo a bióloga da Estação Ambiental Braskem, Sabrina Spindler, empresas contratadas realizam o controle dos animais e plantas conforme as exigências da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Sabrina explica que a Estação Ambiental é uma forma de mostrar que a produção petroquímica não afeta o meio ambiente e, inclusive, apresenta a preocupação da empresa em cuida da natureza e de quem nela vive.
Como visitar
Como agendar: O agendamento pode ser realizado pelo telefone 51 3457 6432 ou pelo e-mail [email protected].
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Localização: Via de Contorno, nº 850, dentro do Anel Rodoviário do Polo Petroquímico.
Passeando pelas trilhas
– A primeira trilha é em direção às margens do Rio Caí. Em dias ensolarados, o lanche é realizado durante este trajeto;
– Trilha da Península;
– Trilha do Ninhal;
– Trilha do Umbu;
*As trilhas recebem esses nomes pelas fortes características dos locais por onde o percurso passa.