Conheça as indicadas ao prêmio “Mulheres que Brilham”

A terceira edição do “Mulheres que Brilham”, projeto desenvolvido pelo Jornal Ibiá, já conta com os nomes das candidatas que disputam nas 12 categorias do prêmio. A indicação foi feita através de lideranças nas mais variadas áreas de atuação: segurança, educação, saúde e outras. Agora, os três nomes mais lembrados são apresentados ao público em geral, que poderá votar na sua favorita.

A escolha se dará através de votação na internet. Em breve o Ibiá irá anunciar o passo a passo para participar do processo de escolha das candidatas. Antes desta fase, conheça quem são as indicadas.

Liderança Comunitária:
Eliane Silva (Popy)
Confeiteira que há mais de 20 anos desenvolve ações sociais para crianças do bairro Industrial. Dentre elas, destacam-se o projeto “Adote uma Carta de Natal” e o Natal da Popy Silva, que este ano terá sua 25ª edição com distribuição de lanches e brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social. A voluntária conta com apoio de empresas locais e cidadãos que doam materiais para a realização das ações.

Irmã Maria Alice da Silva
Natural de Ubiratã, no Paraná, Irmã Maria Alice tem 51 anos de idade, sendo 25 deles dedicados à vida religiosa consagrada. Assistente Social de formação, ela atua em Montenegro como gestora do Lar Sagrada Família, uma das principais instituições com atuação social na cidade.

Kauana Wilbert
Com 26 anos, Kauana é uma jovem liderança do bairro Estação. Ela coordena as mulheres do bairro em trabalhos comunitários em busca de melhorias para o local. Também faz parte da Central Única das Favelas de Montenegro, sendo umas das lideranças das mulheres do projeto Mães da Favela.

Cultura:
Júlia Hummes
Professora de Educação Musical há mais de 30 anos, possui mestrado e licenciatura em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta e diretora executiva da Fundarte. É autora dos Referenciais Curriculares de Música do RS. Participa como Delegada no Colegiado Setorial de Música do Estado e tem contribuído para as políticas culturais locais ao trazer as demandas da cultura.

Priscila Nunes
Formada em Artes Visuais pela UERGS, Priscila tem 38 anos, atuou com como professora de artes visuais em Montenegro, São Leopoldo, Portão e Morro Reuter. Também foi diretora de Cultura de Montenegro entre 2018 e 2020, integrante do Conselho Municipal de Cultura de 2019 até 2020 e representante da AMVARC no Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS. Em março de 2023 retornou ao cargo de diretora de Cultura do Município.

Therezinha Petry Cardona
Therezinha foi uma das responsáveis pela reabertura do Conservatório de Música de Montenegro, em 1973, do qual foi diretora e mentora da transformação na Fundarte.Foi a primeira diretora da Fundação, cargo que ocupou de 1973 até 2000. Atualmente, integra o Instituto Arte na Escola IEA/São Paulo como sócia-fundadora. Também faz parte do Colegiado Setorial de Música da Secretaria de Estado da Cultura do RS e é Diretora Artística da Orquestra Montenegro.

Segurança:
Cleusa Tânia de Oliveira Spinato
Delegada de Polícia há 22 anos. Responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Montenegro, desde sua criação, em 2014. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e vice-presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de São Sebastião do Caí. É conhecida pela dedicação no enfrentamento à violência contra mulher.

Alana Lampert
Inspetora de Polícia, no Setor de Investigações da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Montenegro. Ingressou na Polícia há 10 anos. Atua no combate ao crime organizado e organizações criminosas no Vale do Caí. Tem participado de missões especiais, com destaque para a investigação que resultou na descoberta de uma fábrica clandestina de cigarros, no interior de Montenegro.

Tauane de Lemos Leite Castro
Escrivã na Delegacia de Pronto Atendimento de Montenegro, Tauane atua diariamente no setor que atende as ocorrências da 1ª Região Policial. É formada em Direito pela UFN de Santa Maria e pós-graduada em Direito Público na FMP. Atua na segurança pública há quase 2 anos e, neste período, participou de diversas operações policiais.

Voluntariado:
Claudete Eberhardt
Apesar de ter relação de afeto com os animais desde o berço, foi em 2017 que começou a ajudar efetivamente os cães de rua. No ano seguinte, entrou para a ONG Cachorreiros e Gateiros, na qual foi presidente até 2021. Agora está à frente da associação Patinhas da Esperança, onde luta por políticas públicas de bem estar animal em Montenegro.

Hedi Thomsen
Professora aposentada, também foi vice-diretora e diretora. Atuou durante 20 anos no Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho de Educação e no Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico. Atualmente é coordenadora da ONG Parceiros Voluntários, onde trabalha há 20 anos com ações beneficentes principalmente para os abrigos e asilos de Montenegro.

Silvana Maricato
Formada na área de Tecnologia da Informação (TI), Silvana destaca que é da área social por coração. Ela se dedica ao trabalho social desde muito jovem, empenhada na luta para ajudar as pessoas que mais necessitam. Há 23 anos, foi convidada a integrar o Rotary Clube Montenegro, entidade que lhe oportunizou ampliar o trabalho junto à comunidade montenegrina.

Saúde:
Cristina Helena Vaccari Lopes
Há 22 anos Cristina Vaccari trabalha como dentista na Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro. Ela tem 54 anos e, atualmente, coordena o Setor de Odontologia da SMS. Também é uma das responsáveis pelo Programa contra o Tabagismo do Município de Montenegro.

Andréia Coitinho da Costa
Andréia Coitinho da Costa tem 53 anos e é natural de Montenegro. Assumiu como enfermeira no Município em 2014 e, logo em seguida, passou a coordenar a Atenção Básica na SMS, onde permaneceu até 2020. Em 2022 recebeu o convite para assumir interinamente a pasta da Secretaria Municipal de Saúde, cargo que ainda ocupa. Atualmente é referência na área de saúde pública pelo seu trabalho junto a SMS.

Camila Anversa
Enfermeira, Camila tem 20 anos de profissão, tendo atuado 16 anos no SAMU de Montenegro e 9 anos no Hospital Unimed Vale do Caí. Há 9 anos é servidora pública, atuando na Secretaria Municipal de Saúde, onde foi coordenadora do CAPS e nos últimos dois anos está na Coordenação da Atenção Básica. Também faz parte do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva – NUMESC.

Empreendedorismo:
Márcia Farias
Designer de interiores e funcionária pública, Márcia é uma das idealizadoras da Confraria das Mulheres Empreendedoras de Montenegro. A sua iniciativa permitiu a união de mulheres empresárias no grupo que, desde 2020, vêm realizando eventos, qualificando e formalizando seus negócios e, juntas, se desenvolvendo. Neste mês, a Confraria realiza a segunda edição da sua “Feira do Empreendedorismo Feminino”.

Paula Gonçalves
Paula Gonçalves é servidora pública na Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo desde 2015. Ingressou no serviço público como Chefe de Setor de Cadastro Fiscal e atualmente é Chefe do Setor de Microcrédito. Em 2019 iniciou sua história com a Confraria das Mulheres empreendedoras, ingressando no grupo como apoiadora. Atualmente é vice-presidente da Confraria, realizando um trabalho totalmente voluntário.

Franciellen Fortes
Publicitária, Franciellen tem 29 anos, é proprietária da empresa Santa Combinação e empreendedora desde 2015. Além de uma marca de doces, ela utiliza da sua criatividade e comunicação para criar outros projetos, como o Bailinho, Saia do Aquário Podcast, Drive thru Solidário e Bahzar, em diferentes segmentos, com o propósito de proporcionar novas experiências em Montenegro.

Assistência Social:
Fabiana da Silva
Fabiana tem 41 anos e trabalha no setor administrativo da Secretaria Municipal de Habitação Desenvolvimento Social e Cidadania há sete anos. Seu trabalho tem impacto direto nas famílias atendidas pela SMHAD, por isso, é realizado com dedicação, de modo a acolher a todos que buscam atendimento junto à secretaria.

Angélica Nascimento Kochenborger
Angélica trabalha, desde 2020, como assistente social na Prefeitura Municipal de Montenegro, onde iniciou no Cadastro Único e, a partir de 2022, passou a integrar o Setor de Alta Complexidade da Assistência Social, na SMHAD. Realiza atividades de apoio e atendimento às instituições de acolhimento, Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Atualmente, também é vice-presidente do COMCRAD e suplente do CMAS.

Cintia Tietze
Formada em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil, Cintia tem 45 anos. Ela atuou por oito anos como conselheira tutelar em Montenegro, auxiliando no cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Há cerca de dois anos trabalha como assistente social na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e Cidadania, acolhendo e atendendo famílias que buscam o serviço público quanto aspecto social e habitacional.

Empresarial:
Lucia Elena Haas
Lucia Elena é sócia-fundadora do EML Assessoria Contábil, empresa com quase 30 anos de atuação no Município. No meio empresarial, a montenegrina foi vice-presidente de Administração e Finanças da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, a ACI, de Montenegro e Pareci Novo, no biênio 2020/2021. Atualmente é vice-presidente de gestão do SESCON-RS.

Roberta Bergamaschi de Oliveira

Casada há 31 anos com Luiz Fernando de Oliveira, mãe do Pedro, 28 anos. Há 20 anos, a convite do seu esposo Luiz Fernando foi trabalhar na LF de Oliveira para auxiliar na implantação dos processos de Gente e Gestão na Revenda. Aceitou o desafio, atuou em diversas áreas da Empresa, mas o principal foco sempre foi a Área de Gente, treinando e desenvolvendo as pessoas, a implantação dos processos de Gestão e a condução do Programa de Excelência aplicado pela Ambev, em que a LF foi reconhecida com 38 prêmios, além do título máximo concedido a uma Revenda Ambev, o de Embaixador. Acompanhou e participou do crescimento da Empresa, que atua em 20 municípios e conta com mais de 100 colaboradores. Hoje, lidera toda a Área Administrativa, composta pelos times de Gente e Financeiro, além de participar ativamente da Empresa como um todo.

Márcia Regina Klein
Sócia-diretora do Grupo Vargas há 20 anos, Márcia tem 48 anos e trabalha na parte administrativa e operacional da empresa. Também é cerimonialista, sendo responsável pelas homenagens de despedida e no acolhimento das pessoas, ajudando nos momentos de perdas. Ela é uma das responsáveis pelo sucesso do Grupo Vargas, que temais de 65 anos de atuação em Montenegro.

Esporte:
Isa Haas
Referência para muitas meninas que sonham em jogar futebol profissionalmente, Isa é apaixonada pelo esporte desde pequena e atua no Internacional como zagueira e volante. Revelada pelo Colorado, já defendeu as cores da Seleção Brasileira de base e teve uma experiência no Sevilla, da Espanha, antes de retornar ao Inter, onde se consolidou no elenco principal como uma das principais defensoras das Gurias Coloradas.

Marina Endres
Apaixonada pelo vôlei desde pequena, Marina atua na equipe do Blumenau, em Santa Catarina, pela qual vai em busca de títulos neste ano. Ela pratica o esporte desde os 10 anos de idade, e já defendeu equipes como SGNH, Sinodal e Balneário Camboriú. Este ano foi convocada para Seleção Gaúcha e representou o Estado no Campeonato Brasileiro. Marina é referência para as meninas que sonham em seguir careira no esporte.

Simone Barreto
Nutricionista Funcional e Esportiva há 9 anos, Simone tem 35 anos, é sócia e atleta de Jiu-Jitsu pela equipe Alliance Montenegro. Atualmente luta na categoria Master faixa azul Peso Pena. Foi Campeã Brasileira CBJJ 2022; terceira colocada no ranking mundial IBJJF Master 1, faixa branca peso Pena; melhor do estado em 2021, faixa branca peso pena, e Top Ranking Estadual 2022 Master nas faixas branca a marrom 1, 2 e 3.

Política:
Ana Paula Machado
Atual vereadora filiada ao PTB, Ana Paula foi eleita para esta legislatura com 540 votos. Hoje, na Câmara de Vereadores, é a líder do governo, faz parte da Mesa Diretora e é a presidente da Comissão de Ética. Das ações de seu mandato, destacam-se a criação da Semana do Empreendedorismo Feminino e projetos sociais voltados para o Meio Ambiente e bem-estar animal.

Fabrícia de Souza
Suplente do Progressistas, Fabrícia fez 496 votos em 2020 e já assumiu cadeira na Câmara de Vereadores por duas ocasiões, substituindo titular do partido. Acabou marcando história como a 1ª vereadora negra de Montenegro. Encaminhou projetos como o que impõe a realização de sessões de cinema mensais, inclusivas a crianças no espectro autista; e elaborou o Estatuto da Igualdade Racial de Montenegro com propostas voltadas a garantir a igualdade de oportunidades.

Josi Paz
Josi tem 43 anos e iniciou sua vida pública como agente de saúde, foi conselheira tutelar e hoje é professora de Ciências na rede estadual. É filiada há 12 anos ao PSB, partido que concorreu a vice-prefeita, deputada e vice-governadora. Em 2016 foi eleita vereadora de Montenegro, sendo a mais votada da legislatura. Também teve passagem pela Secretaria e Diretoria Municipal de Assistência Social e trabalhou na Secretaria Estadual da Agricultura.

Educação:
Ciglia da Silveira
Atuando como secretária de Educação e Cultura de Montenegro desde 2021, Ciglia tem 46 anos dedicados à Educação. Ela atuou como professora alfabetizadora por 19 anos e seguiu a carreira como supervisora escolar. Ciglia também foi professora no curso de Magistério do Instituto de Educação São José e trabalhou nas três redes educacionais: municipal, estadual e particular.

Maria Helena Schüler Luft
Atual diretora do Instituto de Educação São José, Maria Helena começou a sua trajetória na Educação há 33 anos. Ela é formada em Letras Português e Inglês, com especialização em Gestão e Organização da Escola. No Colégio São José, ensinou Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Redação. A professora está há 23 anos no instituto, onde também teve passagem pelo Setor de Orientação Pedagógica e na vice-direção.

Riviane Bühler da Rosa
Riviane é Professora há 33 anos, tendo trabalhado grande parte do tempo na rede municipal de ensino de Montenegro. Também atuou em escolas do Estado, na escola do Sesi e em curso superior de formação de professores da UCS e Unilasalle. Ela é graduada em Língua Portuguesa e em Direito e já atuou na Secretaria Estadual de Educação. Atualmente exerce a função de assessora especial na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Rural:
Maria Regina da Silveira
Moradora da localidade de Faxinal, Maria Regina é agricultora e desde 2008 atua na diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montenegro, sendo a atual presidente da entidade. Na linha de frente do sindicato desde 2013, ela auxilia os agricultores e associados nas demandas do setor da agricultura. Além disso, tem trabalhado com foco na promoção de ações de valorização do jovem no interior.

Naura Schubert
Naura foi a primeira agricultora do município a trabalhar com a criação de frangos. Atuando há 47 anos na agricultura, a família também se dedica à produção de hortaliças e gado leiteiro na localidade de Faxinal. Desde 1999, Naura participa da feira dos produtores rurais do município, que antigamente acontecia na rua Capitão Porfírio. Atualmente fica na Casa do Produtor Rural.

Carmen Regina da Silva
Carmen tem 42 anos, é filha de agricultores, e desde os 19 anos trabalha com o marido na área da agricultura. Empreendedora, ela produz muitas variedades de alimentos saudáveis e vende direto ao consumidor. Atualmente é umas das referências no município na área de agricultura orgânica e sustentável.

Últimas Notícias

Destaques