A Vigilância em Saúde confirmou nesta quinta-feira, 1º, o primeiro caso de Dengue em Montenegro em 2024. O paciente é morador do bairro Rui Barbosa e não chegou a ser internado. Como resposta, a Prefeitura vai realizar uma operação de bloqueio nesta sexta-feira, com agentes de combate a endemias visitando as casas e os comércios do bairro. O objetivo é intensificar a eliminação de focos de água parada.
A Administração faz um apelo aos moradores para que facilitem o acesso às casas e aos pátios. Os agentes estarão uniformizados e usando crachás. Além disso, reforça o pedido para que todos os montenegrinos, independente do local em que residem, vistoriem suas propriedades e verifiquem a existência de latas, vidros, pneus e outros recipientes com água parada. É nestes locais que a fêmea do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, deposita seus ovos.
Em janeiro, já foram encontrados 773 ovos do Aedes. O número é sete vezes maior do que o do primeiro mês do ano passado, fenômeno impulsionado pelas constantes chuvas registradas desde a segunda metade de 2023. A Vigilância está ampliando para 18 o número de agentes de endemias.