PREJUÍZOS e riscos são apontados pelos moradores que não suportam mais o problema
Moradores do bairro Cinco de Maio, em Montenegro, enfrentam uma situação preocupante nas ruas Artidor Rodrigues da Costa e Olindinha Alexandre Ribeiro. Na primeira, a presença de buracos de tamanhos consideráveis torna a circulação pela via um desafio. Já na travessa ao lado, uma moradora enfrenta dificuldade até para sair do próprio pátio, pois uma cratera está engolindo sua calçada.
Segundo relatos de Seu José Aldori da Rosa, morador da rua Artidor Rodrigues da Costa, o problema é antigo e já foi foco da atenção de outras gestões municipais, mas os reparos realizados até agora foram insuficientes, pois pouco tempo após de executado o serviço, os buracos reabrem. Contudo, desde o segundo semestre de 2023 para cá, a situação tem se agravado e, segundo os moradores, nos últimos meses, nenhum esforço foi feito para resolver a situação atual.
Os próprios residentes, preocupados com a segurança de pedestres e motoristas, tomaram a iniciativa de utilizar materiais improvisados, como sobras de obras, galhos de árvores e cabos de vassouras, para tapar e sinalizar as crateras na via. A condição precária da Artidor Rodrigues da Costa impede que dois carros trafeguem simultaneamente, gerando transtornos diários à comunidade, que também reivindica melhorias na pavimentação.
Airton Silva, um dos moradores, rela prejuízos significativos devido aos buracos. “Quando saí de manhã não tinha buraco, quando voltei de noite, na escuridão, não vi e caí com o carro. Tive um grande prejuízo com pivô e outras peças”, lamenta o cidadão.
A rua Olindinha Alexandre Ribeiro também enfrenta um grave problema. Em frente ao portão da residência número 133, uma cratera se abriu, colocando em risco a integridade dos moradores. Marli Terezinha de Almeida, residente do local, protocolou pedidos de reparo em outubro de 2023 e em dezembro do mesmo ano, mas até o momento não teve sua demanda atendida.
O genro de Marli, Leandro Paz, buscou apoio junto aos vereadores e ao secretário de Viação e Serviços Urbanos, Neri de Mello Pena, conhecido como Cabelo. Devido à demora para obter retorno efetivo ao problema, os moradores procuraram a imprensa na esperança de “serem vistos”.
Contatado pela reportagem, o secretário de Viação e Serviços Urbanos, Cabelo, informou que os trabalhos nas vias citadas devem começar na próxima semana. Segundo ele, inicialmente, será realizada a troca de canos na rede de esgoto local.