Na noite dessa sexta-feira Santa, 30, a comunidade católica montenegrina realizou duas procissões ao Senhor Morto na cidade, promovidas pela Catedral São João Batista e pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Este ano, a caminhada da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Timbaúva, foi inspirada no tema da Campanha da Fraternidade da CNBB “Fraternidade e a superação da violência”.
A concentração ocorreu às 20hs, em frente à Central de Polícia – onde estão instaladas a Delegacia Regional da Polícia Civil, Delegacia de Pronto Atendimento e também a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). O deslocamento pela Avenida Júlio Renner até a paróquia tinha previsão de duração aproximada de uma hora.
Segundo padre Ricardo Nienov, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, durante os três dias de atividades, que tiveram início na quinta-feira, a comunidade compareceu em bom número. Ele lembrou que a celebração oficial da sexta-feira Santa é a que ocorre à tarde, na Igreja, e que desde o ano passado essa vem recebendo mais público, que, anteriormente, privilegiava o ato noturno. “Tivemos, às 15hs, a Celebração da Paixão com a Igreja lotada de fiéis. E, agora à noite, novamente um bom público na Procissão do Senhor Morto”, destacou o pároco.
Havia a expectativa de que a Procissão seria aberta com a fala de um representante da segurança pública, devido ao tema escolhido nesse ano, mas foi o padre Ricardo que abriu a atividade. Ele pediu reflexão sobre esse tema, tão presente na sociedade atual. “A violência atinge a todos, violência que atinge as crianças, que atinge as mulheres. Violência também fruto do tráfico, tão presente nas nossas ruas, comunidades e famílias. Tanta incompreensão, intolerância, injustiça e violência enxergamos. Mas isso não é motivo para desanimarmos e sim continuarmos caminhando e sonhando. Cristo também foi vítima da violência. Mas, por confiar em Deus recebeu o prêmio da glória e da ressurreição”, afirmou o padre ao dar início à caminhada.