Comunidade de Reta Grande, em Brochier, celebra o padroeiro São Cristóvão

A Comunidade de Reta Grande, em Brochier, celebrou o seu padroeiro, São Cristóvão, em uma festa que reuniu centenas de pessoas neste domingo, 17. O evento teve início às 9h30min, com uma procissão motoriza entre a Igreja Matriz de Brochier e o pavilhão da Comunidade, às margens da ERS-411. Na chegada, os veículos que participaram da procissão receberam a bênção de São Cristóvão, que também é considerado padroeiro dos motoristas.

Na sequência, a imagem do santo foi carregada pelos fiéis para dentro do ginásio da Comunidade, onde aconteceu uma missa celebrada pelo padre Genico Schneider. O padre lembrou do que representa São Cristóvão, que é o portador de Cristo. “São Cristovam foi o portador de Cristo, um homem que disse que não sabia jejuar e orar, mas foi lhe dito que tinha outra forma de ser cristão: fazer o bem. Essa é a missão fundamental pra nós, fazer o bem”, disse o padre. Após a missa, foi realizado um almoço e, na parte da tarde, teve reunião dançante, animada pela banda Sempre Alegre, de Brochier.

Vera Lúcia Ferreira, presidente da Comunidade Reta Grande, conta que a festa é tradicional na cidade.  “O nosso ginásio foi inaugurado em 1996, mas antes disso a gente já fazia a festa no campo de futebol, depois passamos a fazer no ginásio, todos os anos, no terceiro domingo de julho”, destaca. Conforme Vera, o evento este ano também é importante porque marca a retomada das celebrações ao padroeiro, que não aconteceram por dois anos em razão da pandemia de Covid-19. “Durante dois anos, por conta da pandemia, a gente não fez a festa. Então é muito importante estar retomando, porque sempre foi um momento muito importante pra comunidade, que está muito feliz de estar voltando”, afirma.

Participante ativo dos eventos em celebração ao padroeiro da comunidade, seu Olavo Kunrath, 72, destaca que a festa é um momento muito aguardado pela comunidade. “É uma felicidade sempre quando chega no dia da festa, porque a gente honra São Cristóvão, que é protetor dos motoristas e dos colonos. Então a gente faz uma confraternização com muita alegria aqui na Reta Grande”, destaca. Conforme Kunrath, a celebração também é um momento de agradecimento e renovação da fé. “Nós temos uma crença em Deus, então esse é um momento de pedirmos para São Cristóvão interceder por nós agricultores e pelos motoristas e agradecer as bênçãos que tivemos”, conclui.

Confira algumas imagens do evento:

 

Últimas Notícias

Destaques